Entre os dias 06 e 09 de setembro, aconteceu o 14º DANÇA CHAPECÓ, FESTIVAL SUL-BRASILEIRO DE DANÇA. Mais de 700 bailarinos tiveram a oportunidade de mostrar seu talento ao público, que lotou a plateia todas as noites do festival. O Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, movimentou nos 4 dias de espetáculos quase 5 mil espectadores para apresentações, oficinas e palestras.
Em 2023 uma novidade foi a uma atividade do Programa Cultura em Ação com a inciativa MAIS CULTURA NA ESCOLA, feito para alunos das escolas públicas municipais e estaduais de Chapecó. Foram atendidos alunos das escolas Bom Pastor, Pedro Maciel, Marechal Bormann, Irene Estonoga e alunos dos programas Atleta do Futuro, Ceu das Artes, APAE e Programa Viver. Com esta ação foram disponibilizados acessos de seus alunos com a distribuição de 750 ingressos gratuitos para os alunos participarem. Além da promoção da cultura e das artes deixou uma marca no coração daqueles que tiveram a oportunidade de vivenciá-lo, comentou o Presidente da Fundação Cultural de Chapecó, Fellipe de Quadros.
Fellipe destacou ainda que o Festival teve como objetivo principal promover a dança amadora e profissional da região, além de fomentar o intercâmbio cultural entre os participantes. O Dança Chapecó contou com a participação de 27 grupos de dança dos estados do sul do Brasil e foram apresentadas 132 coreografias de Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Danças Populares e Estilo Livre. Foram distribuídos 37 troféus de 1º lugar, 43 troféus de 2º lugar e 27 troféus de 3º lugar em diversas categorias. Além disso, uma premiação no valor total de 40 mil reais foi concedida, destacando os melhores bailarinos, coreografias e grupos, explicou. Entre os prêmios, destaque para Bailarino(a) Destaque (Infantil/júnior), Bailarino(a) Destaque (Juvenil/Avançado), Melhor Bailarino, Melhor Bailarina, Melhor trabalho modalidade - Ballet Clássico, Melhor trabalho modalidade - Jazz, Melhor trabalho modalidade - Dança Contemporânea, Melhor trabalho modalidade - Danças Urbanas, Melhor trabalho modalidade - Danças Populares, Melhor Coreografia e Melhor Escola ou Grupo.
A organização do evento contou com a participação e empenho de cerca de 40 funcionários da Fundação Cultural de Chapecó. Além disso, durante o Dança Chapecó também aconteceu uma feira de artesanato, em parceria com o Programa Feito em Chapecó, que permitiu aos visitantes apreciar e adquirir produtos locais. O evento teve ainda uma área de alimentação foi organizada pelo Programa Viver. Uma das novidades desta edição que merece destaque foi a disponibilização da transmissão ao vivo das noites competitivas do festival pelo YouTube, alcançando um público ainda maior e levando a magia do Dança Chapecó além da cidade, destacou Fellipe.
Destaque também para o corpo de jurados, composto por Adriana Assaf, Anthar Lacerda, Édson Santos e Gandhi Tabosa que trouxe uma valiosa experiência e conhecimento para avaliar as coreografias participantes. Além disso, o jurado Gandhi Tabosa, realizou no sábado, durante as atividades do Dança Chapecó uma oficina. O evento foi gratuito e aberto a população e os participantes doaram um kilo de alimento ou roupas que foram destinadas aos municípios gaúchos atingidos pela chuva, explicou. O 14º Dança Chapecó não apenas celebrou a dança, mas também promoveu a integração cultural e o crescimento da arte da dança na região sul do Brasil. Mais do que uma competição, o evento se tornou um espaço de aprendizado e troca de experiências, estimulando os profissionais da área a continuar buscando a excelência em suas performances, finalizou.