Background

Notícias

Capacitação para equipe de saúde bucal em Chapecó

Compartilhar

As equipes de saúde bucal de Chapecó, cirurgiões dentistas, técnicas e auxiliares de saúde bucal, participaram nesta semana de capacitações. O objetivo das capacitações mensais é aperfeiçoar o atendimento odontológico na rede municipal de saúde.

A Gerente de Saúde Bucal, Fabiana Tessarolo, explica que a Prefeitura de Chapecó criou com o intuito de investir no sorriso da população chapecoense, o Programa SORRIA + CHAPECÓ, através de mutirões periódicos que acontecem quando há um aumento das filas pelo Sistema de Regulação do município. Ela explica que as próteses odontológicas são disponibilizadas para os pacientes com o objetivo de restabelecer a função mastigatória e estética, bem como melhorar a qualidade de vida do paciente. “A Secretaria de Saúde de Chapecó se destaca por ser um dos municípios que mais realiza próteses odontológicas no setor público”, disse.

O Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, enfatiza que a estrutura de Saúde Bucal de Chapecó é organizada e planejada para atender a todos os públicos. Chapecó tem 26 Centros de Saúde da Família nos bairros e conta com 43 consultórios odontológicos, com o atendimento de 43 dentistas e 45 auxiliares em saúde bucal. Além disso, também existe um serviço de urgência em odontologia, que atende no Pronto Atendimento da Efapi.

Capacitações

No dia 20 de outubro de 2023 a tarde, no auditório da Prefeitura, a Cirurgiã Dentista Ana Cristina Kammers, especialista em Saúde Pública e Implantodontia e mestre em Prótese Odontológica capacita a todos cirurgiões dentistas da Secretaria de Saúde com o tema Noções básicas de Próteses Dentárias no SUS.

No mesmo dia, o professor doutor da UNOCHAPECÓ, Wolnei Luiz Amado Centenaro especialista em endodontia e doutor em Ciências da Saúde realiza uma palestra a todas as auxiliares e técnicas em saúde bucal no auditório da UNOCHAPECÓ, com o tema biossegurança.