Levar as crianças a compreender o próprio corpo, suas funções básicas e a diversidade de características físicas presentes no grupo, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e identidade. Essa é a proposta do projeto Eu e Meu Corpo com a turma do pré-escolar do Centro de Educação Infantil Municipal Alto da Serra.
Durante as atividades do projeto, as crianças tiveram a oportunidade de viver e vivenciar muitas experiências, entre elas, como identificar as partes internas e externas do corpo através de um protótipo, aprenderam os bons hábitos de higiene para manter a saúde, fizeram montagem de cartazes com os órgãos do sentido, realizaram manuseio de livros e observação dos colegas e deles mesmos no espelho. Entre as atividades estava sentir o sabor com os olhos vendados e adivinhar do que se trata e tatear objetos tentando identificá-los só pelo toque, são algumas das atividades realizadas pela turma, comentou a professora Andriana Cassol.
A professora destacou ainda que foi realizada a atividade da caixa mágica, que permite identificar as diferentes texturas e formas. A faixa etária deles permite que percebam que o corpo deles está crescendo. A caixa dos sentidos faz com que apurem o sentido do tato e para aguçar o olfato e o paladar, usamos a experimentação dos cheiros e gostos com os olhos vendados. É gratificante, pois, eles compreenderam o funcionamento do corpo de forma simplificada, explicou.
A aluna Maura Becker, de 05 anos, explicou que a professora trouxe um boneco do corpo humano e tinha as coisas por dentro, parecia até que tinha cabelinho de verdade. Até agora eu nunca tinha estudado sobre o corpo e agora eu já sei da cabeça, do tronco e membros, a boca serve para falar, comer e sentir o gosto, finalizou.