Background

Notícias

Assinado protocolo de intenções para repasse da gestão do Hospital da Criança ao Estado

Compartilhar

O Governo do Estado e a Prefeitura de Chapecó assinaram nesta sexta-feira (10) um protocolo de intenções para estadualização do Hospital da Criança. O ato aconteceu nas dependências da instituição e reuniu autoridades, profissionais de saúde, deputados, vereadores, secretarios municipais e estaduais.

O Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danieli, disse que conhece de perto a instituição, da qual já foi diretor.

"Esta é uma estrutura muito importante para a região e por isso precisamos da parceria do Estado para ampliar a estrutura e assim não precisamos mais levar pacientes para Lages ou para o litoral", disse Jader.

A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, anunciou R$ 10 milhões em melhorias na infraestrutura.

"Vamos implantar 20 leitos de UTI pediátrica, iniciar a média complexidade com a ortopedia, atender a parte de quimio da oncologia, desafogando o HRO, e montando um centro de imagens. Também vamos atender aqui cerca de 400 crianças da região que estão esperando cirurgias eletivas", disse a secretária.

O governador Jorginho Mello disse que o Hospital da Criança vai atender uma demanda de toda a região.

"Aqui vamos ter um Hospital Regional da Criança para atender o Grande Oeste"

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues destacou que Chapecó tem 254 mil habitantes segundo o Censo e isso afeta o atendimento e o serviço de saúde, especialmente os hospitais.

"Nós municipalizamos o serviço, ampliamos o número de médicos, diminuímos o tempo de espera e agora estamos repassando a gestão para o Estado fazer os investimentos necessários. Isso é bom para Chapecó e para a região" disse o prefeito.

A Diretora do Hospital, Fabiola Bernardi, falou em nome do Instituto Santa Clara, que está administrando a unidade desde a municipalização.

Também fizeram o uso da palavra os deputados estaduais, Altair Silva e Luciane Carminatti, além da deputada federal Daniela Reinehr.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Cordeiro, e o vice-prefeito Itamar Agnoletto, também ocuparam lugar de destaque.