Background

Notícias

Semana dos Museus continua até o próximo domingo

Compartilhar

Quem não foi conferir a 16ª edição da Semana dos Museus, ainda há tempo. As atividades continuam até o próximo domingo, dia 20, e a entrada é gratuita. Neste ano as ações acontecem no Memorial Paulo de Siqueira e no monumento O Desbravador. O horário de visitação é de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 17h.

As atividades utilizam tecnologia, acesso à Wi-fi, acervos digitais instantâneos durante visitação e incentivo a ações nas redes sociais. Abordando o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, a programação oferece visita mediada e um verdadeiro mergulho na vida do artista Paulo de Siqueira.

A Secretaria de Cultura organizou uma exposição com cara nova para o Memorial – que fica embaixo do Desbravador. Com a curadoria de Ricardo Garlet, a ação visa promover e consolidar o espaço, valorizar, instigar a comunidade a conhecer, apropriar-se da memória, contribuindo com o fomento da cultura local. No espaço é possível visualizar diferentes momentos da carreira do artista e suas obras, algumas inéditas.

“O memorial teve uma reorganização tornando a visitação mais interessante. Lembrando que essa exposição tem longa duração, iniciou nesta semana mas permanece para apreciação. A entrada é gratuita, facilitando o acesso a memórias da nossa comunidade de maneira democrática, disponível para todos os chapecoenses. Além de ser uma oportunidade de de construir novos conhecimentos e experiências culturais”, disse o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva.

Pelos entornos do Monumento O Desbravador, QR-codes (códigos que podem ser lidos por aparelhos específicos, trazendo conteúdo), estão espalhados oportunizando o acesso virtual a documentos do acervo e dando uma “cara a nova” e atualizada na maneira de contar fatos históricos da comunidade. Os arquivos trazem as memórias da construção do monumento, do memorial e do artista Paulo de Siqueira, de maneira fácil, acessível e democrática, disponível para todos os chapecoenses.

A Secretaria lança ainda a ação cultural #eunodesbravador e convida a comunidade a publicar fotos do Monumento O Desbravador usando a ‘hashtag’. Uma mediação High Tech, prevê uma visita mediada com uso de smatphones, empregados para acessar dados documentais por meio de QR-code. A visita tem duração de 30 a 40 minutos e podem ser feitas em grupos de até 15 pessoas, mediante agendamento, pelo contato museutecnico@chapeco.sc.gov.br ou telefone 3321 8509.

O que é a Semana dos Museus

A Semana dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e acontece em todo o País para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio. Neste ano conta com mais de 1 mil instituições participantes e mais de 3 mil eventos cadastrados em todo o País.