O mês de Maio é marcado em todo Brasil pelas ações de orientação e conscientização do trânsito. Em Chapecó a tradicional Campanha do Maio Amarelo já começou e este ano o tema Nacional é O trânsito é feito de gente. E a gente merece respeito. De acordo com a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe, a proposta é humanizar as relações no trânsito. Precisamos evidenciar que o respeito ao outro implica compartilhamento de espaços, obedecendo à legislação de trânsito. Neste sentido, estão sendo realizadas palestras em escolas e empresas. São orientações direcionadas a qualquer público, explica a Stobe.
No Município as atividades estão acontecendo em escolas e empresas, por meio de palestras e orientações para um trânsito mais seguro. Nesta quarta-feira (16) foi a vez dos alunos do Centro de Educação Infantil Nova Era, no Bairro Santa Maria. Com o apoio e palestras dos Agentes de Trânsito, a unidade educacional está desenvolvendo o Projeto Bibi Fonfon - Minha Escola Faz A Diferença No Maio Amarelo. O objetivo foi reforçar ainda mais a conscientização a cerca das normas de trânsito, através de bate-papo com as crianças, familiares e comunidade em geral.
Além disso, está em desenvolvimento pela Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade uma Cartilha de orientação no trânsito e que poderá ser usada como material educativo em escolas, universidades, empresas e também em ações do Município. Essa cartilha está em desenvolvimento ainda, mas o que queremos é que ele seja um material de uso permanente, visando à educação continuada, explicou Luciane Stobe. Assim que o material for concluído ele será lançado e divulgado para a população.