Background

Notícias

Crianças aprendem a importância da água

Compartilhar

Apresentar para as crianças uma visão ampla sobre os inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumirem de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação, promovendo a conscientização das crianças sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, revertendo à situação de degradação do meio ambiente para garantir a boa qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das pessoas.

Este foi o projeto desenvolvido pelo CEIM Oracílio Costella do Bairro Efapi, com a turma do pré-escolar de 4 à 5 anos do turno vespertino. De acordo com a professora, Daiane Prado da Rosa, o objetivo principal do projeto é compreender que a água é um recurso indispensável à vida, conscientizando os pequenos que sem ela seria impossível a nossa sobrevivência. Com ajuda de um globo terrestre a professora mostrou para as crianças a quantidade de água e terra que possui no mundo, sendo que desta, apenas 2,4% da água é doce. Desse percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis. “A atividade surgiu da preocupação das próprias crianças e o resultado foi bastante positivo, pois as crianças estão comentando entre si, sabem explicar o material utilizado para construir um filtro e estão ansiosas pois os filtros serão sorteados entre eles para levar para casa”, explicou.

Os alunos também trabalharam o ciclo da água para que as crianças percebam a circulação contínua da água na natureza. Após este estudo, com auxilio da professora as crianças confeccionaram um filtro de caseiro de água, para entenderem como o mesmo funciona. Utilizaram para este experimento garrafas pet, algodão, areia, pedras e carvão. De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, projetos como estes orientam as crianças para que sejam mais conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vida vegetal. “Importante que eles aprendam desde cedo, como utilizar a água sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados”, comentou.