Background

Notícias

Fundação Cultural de Chapecó promove oficinas de Souvenir Cultural

Compartilhar

A Prefeitura de Chapecó, através da Fundação Cultural, lançou em 2021 o Programa do Artesanato Chapecoense Feito em Chapecó. Uma das ações do programa trata do aspecto identitário do município. Com a proposta da oficineira Kelen Cristina Freitas, acontecem duas capacitações para a promoção destes produtos que valorizam nossas manifestações culturais e tradicionais. Objetivando a promoção de peças voltadas ao souvenir (lembranças).

Costura Criativa e Modelagem: Preservando a Identidade Municipal

As Oficinas Criativas de Souvenir Cultural são realizadas no Centro de Cultura e Eventos pela Fundação Cultural com os artesãos credenciados no município. Com uma duração de 80 horas, seguem um cronograma cuidadosamente elaborado, combinando técnicas de costura criativa e sublimação. Ao final da capacitação, as participantes adquirem autorização do uso da imagem e têm exclusividade para comercializar suas criações, fortalecendo-as para contribuir para a narrativa cultural de Chapecó.

Espaço para o artesanato no Ecoparque

Os resultados das oficinas do Programa do Artesanato Chapecoense, Feito em Chapecó, vão além das oficinas. A produção, mostra e comercialização é feita pelos artesãos que participam das capacitações. A oficina visa oferecer uma variedade de produtos para a comunidade local e turistas, como: chaveiros, canecas, necessaire, porta vinhos, camisetas e entre outros.

Os visitantes podem explorar e adquirir esses souvenires na loja, De Xapecó Souvenir Cultural, localizada no EcoParque, acessível pela Rua John Kennedy. Aberta de terça a domingo das 16h às 22h, a loja busca destacar e celebrar a arte dos talentosos artesãos de Chapecó.

Para mais informações, entre em contato com a Fundação Cultural de Chapecó através do telefone: (49) 3319-1010.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
Chape

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?