Confira as atividades para este final de semana

Diversas atividades marcam a programação neste final de semana em Chapecó. As ações envolvem aárea cultural, acontecem em galerias de arte, memorial, museu, CEU das Artes e Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. As atividades são gratuitas, focadas em diferentes faixas etárias, podem ser aproveitadas por toda a família. Confira e participe:

Prossegue até o domingo (20) a 16ª Semana dos Museus. Neste ano o evento é realizado no Memorial Paulo de Siqueira e no monumento O Desbravador. O horário de visitação aos sábados e domingos é 14h às 17h. Abordando o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, oferece visita mediada e um verdadeiro mergulho na vida do artista Paulo de Siqueira. Tudo aliado à tecnologia, com acesso a Wi-fi e a inserção de cógidos QR, com acervo digital. Integra as atividades a campanha #eunodesbravador que convida a comunidade a publicar fotos do Monumento O Desbravador usando a ‘hashtag’.

No Museu de História e Arte de Chapecó, em frente à Praça Coronel Bertaso, é possível visitar a exposição permanente “Rios de Cultura e Memória”, que conta a partir dos setores de política, cultura e sociedade, a história dos 100 anos de Chapecó, utilizando fotografias, recortes e objetos que integram o acervo Municipal. Ainda no espaço os visitantes podem conferir duas exposições. “Trançados Indígenas”, formada por acervos arqueológicos e etnológicos e ceramistas e das etnias Kaingang e Guarani Mbya, artefatos em parte reunidos pelo Juiz Antonio Selistre de Campos durante as décadas de 30 e 40. A proposta lança um olhar para a comunidade indígena, investigando através do traçando o histórico da ocupação do oeste catarinense, as técnicas e materiais dessa produção, bem como as diferentes aplicações nos objetos.

Ainda a exposição temporária chamada “Do ateliê à galeria”, que apresenta a produção de artistas chapecoenses, a qual é composta por trabalhos de alunos e convidados do Ateliê Anelise Sabino. O conjunto de pinturas que compõem a exposição reverbera diferentes tendências estéticas, explorando o emprego de distintas tintas e procedimentos técnicos, sendo, portanto, uma amostra da diversidade na pintura contemporânea. Desse modo, a exposição tem como objetivo dar visibilidade à produção local, oportunizando, assim, a inserção de artistas no cenário cultural.

Na Praça Coronel Bertaso, a Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grando Rauen, é possível apreciar a Exposição Modernismo Tardio. Composta por itens do acervo municipal, com a curadoria de Ricardo Garlet, a mostra expõe o trabalho de artistas chapeconses. O espaço também abre das 14h às 17h, aos sábados e domingos.

Ações interativas marcam a programação no Centro de Artes e Esportes Unificados neste sábado, com o intuito de incentivar o uso do espaço público pela comunidade e oportunizam o acesso a diferentes atividades gratuitas e serviços. A programação será realizada das 9h às 16h, traz apresentações de teatro e dança, oficina de xadrez, basquete, poesia, origami, filtro dos sonhos e street dance, pintura orientada na pista de caminhada, show com o músico Marcio Pazin, brinquedos, inscrições para as escolinhas esportivas que acontecem no CEU no decorrer do ano, exposição de artesanato feito pelas mulheres do CRAS Efapi/CEU, atividades do Projeto “Pintando o sete”, e ainda atualização e orientação sobre os benefícios no CRAS. Em caso de chuva o evento será automaticamente transferido para o dia 26/05.

No domingo a Associação Amigos da orquestra Sinfônica de Chapecó, traz para a comunidade um Recital de Violoncelo. Será às 20h, no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, com a artista Karolyni da Vila. A entrada é gratuita.