A Administração Municipal de Chapecó e o Ministério Público Federal definiram ações em benefícios das comunidades indígenas do município, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, na Prefeitura.
Estiveram presentes o prefeito João Rodrigues e equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Fundação Cultural, além do Procurador da República Antonio Augusto Teixeira Diniz juntamente com a equipe do Ministério Público Federal de Chapecó.
O Procurador agradeceu o diálogo com o município e medidas adotadas na busca de melhorias e soluções para as questões das comunidades indígenas, mas também fez algumas sugestões de novas ações, como novos espaços públicos para comercialização do artesanato indígenas e auxílio no fornecimento de água para que as comunidades não dependam mais de caminhões-pipa.
O prefeito disse que a Administração Municipal já vem fazendo algumas ações, como capacitação e espaço para o artesanato indígenas, no Ecoparque, Calçadão e Praça Coronel Bertaso. Mas a partir da reunião desta quinta-feira um novo espaço de comercialização será disponibilizado, além de participação em eventos da Prefeitura que reúnam grande público.
Destacou que já forma perfurados dois poços nas aldeias Kondá e Chimbangue, e que um terceiro poço está em fase de perfuração, no Toldo Chimbangue, devendo ser concluído até sábado. O secretário de Desenvolvimento Rural, Mauro Zandavalli, complementou que a Prefeitura também faz a abertura das valas. Já a instalação das redes é de responsabilidade da SESAI.