Cursos de inglês e informática são oferecidos em Chapecó

A Educação de Jovens e Adultos é pensada como um modelo pedagógico próprio, criando situações de aprendizagem adequadas às necessidades, contemplando as funções reparadora, equalizadora e permanente, sendo que a última deve ser vista como uma promessa de qualificação, propiciando a atualização de conhecimento.

Partindo desta perspectiva, e sabendo que o ser humano aprende em qualquer época de sua vida, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação, oferece Cursos Básicos de Formação de Informática Básica, Inglês Básico e Intermediário, dirigidos a maiores de 15 anos que queiram se desenvolver ou atualizar seus conhecimentos, ampliar ou complementar sua formação profissional ou crescimento pessoal. Os cursos são ofertados à comunidade em geral, com duração de 60 horas, nas dependências da Escola Básica Municipal de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire ou de forma descentralizada, nas escolas da rede municipal e/ou empresas, centros comunitários, instituições parceiras. Os profissionais que atuam nos cursos são habilitados nas áreas. Os recursos didáticos e as atividades são elaborados especialmente para atender esta população.

Atualmente estão matriculados nos cursos cerca de 300 estudantes e as novas matrículas para o segundo semestre serão abertas no período de 30 de julho a 03 de agosto de 2018. Telefone para mais informações (49) 3319 1140. De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, oferecer à comunidade os cursos básicos de Informática e Inglês, além de proporcionar a ampliação dos conhecimentos, contribui para o aumento da autoestima das pessoas. “Os cursos auxiliam nas chances de progredir no campo pessoal, cultural, pessoal e profissional”, comentou.

O aluno Zico Antunes da Silva, de 50 anos frequenta as aulas do curso de informática. Para ele, além de ampliar horizontes, traz autoconfiança porque a tecnologia está presente em tudo. “Eu trabalho na construção civil e já sinto a necessidade de saber usar os equipamentos eletrônicos em geral. Estou me virando bem com o smartphone e com os caixas eletrônicos do banco e isso graças ao curso que ensina e encoraja a gente a enfrentar”, explicou. Felipe Bolzan é aluno do curso de Inglês e trabalha com informática, por isso o curso tem ajudado significativamente na fala e na escrita. “Já estou me desafiando a oralizar. As horas que passamos aqui no curso são tão produtivas que somos sempre surpreendidos ao final porque não vemos o tempo passar”, esclareceu.

Tanny Folle é professora do curso e para ela é uma oportunidade incrível, pois, desde o primeiro momento que alguém estuda inglês ou informática, nunca mais será o mesmo. “Além do conhecimento específico ofertado pelo curso, também há a interação através do conhecimento de vida. Dominar estas áreas hoje é imprescindível, porque inglês é a Língua Universal e informática está presente em quase todos os equipamentos eletrônicos de forma direta ou indiretamente”, finalizou.