Prova da OBA é realizada em Chapecó

Você costuma observar o céu? Essa atividade é muito antiga e desde os primórdios os seres humanos buscam compreender os diferentes fenômenos astronômicos, buscando respostas para novas perguntas e compreender a nossa existência no universo. Buscando ampliar cada vez mais o conhecimento dos educandos sobre a Astronomia, cerca de 1.100 estudantes de 16 escolas de 4º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino estão participando da 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA.

Como preparativo, além do conteúdo de astronomia abordado no currículo, os estudantes desenvolvem atividades práticas, como o comparativo entre tamanho e distância da Terra e a Lua, pontos cardeais, meio dia solar verdadeiro e a observação do céu noturno.A observação do céu foi disponibilizada pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação. Os estudantes aprenderam a identificar as principais constelações do Hemisfério Sul, entre elas a constelação do Cruzeiro do Sul e a observação da Lua, planetas e estrelas com uso de telescópio.

Além dessas atividades, algumas escolas se desafiaram a fazer o lançamento de foguetes, que é construído com garrafa PET, tubo de PVC e outros materiais, utilizando água pressurizada. Os foguetes chegaram alcançar 126 metros de distância entre a base e local de aterrisagem. Momento de aprendizado e muita diversão.

A prova OBA aconteceu na sexta-feira (18), onde os estudantes responderam questões sobre astronomia e astronáutica. Os alunos e professores colaboradores, gestão e escola ganharão certificado de participação e as melhores notas poderão receber medalhas de ouro, prata e bronze. Em 2016 e 2017, os estudantes da Rede Municipal foram premiados com 36 medalhas. Muito mais que medalhas e premiações, a OBA busca instigar e despertar nos jovens o conhecimento e o amor pela astronomia.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, mais do que uma prova, os alunos participaram alegremente nas atividades práticas, noites de observação e discussões em sala de aula. “Aprender sobre Astronomia é transcender nosso conhecimento para além do planeta Terra, pensar em nossa origem e os próximos avanços da humanidade e descobertas do universo”, explicou.

A OBA está divida em 4 níveis para execução das atividades práticas e a prova, sendo:

Nível 1: estudantes de 1ª a 3ª série;

Nível 2: estudantes de 4ª a 5ª série;

Nível 3: estudantes de 6ª a 9ª série, e:

Nível 4: estudantes do ensino médio.

Na rede municipal somente os alunos dos níveis 2 e 3 participaram de todas atividades.