Ações incentivam o empreendedorismo

Ações voltadas ao Microempreendedor Individual marcaram a última semana em Chapecó. Realizadas pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDE) e Sebrae, as atividades incentivaram ao empreendedorismo local e marcaram a Semana do Empreendedor Individual.

Na quarta-feira (16), a Sala do empreendedor desenvolveu atividades na Superintendência do Bairro Efapi, descentralizando as informações que acontecem rotineiramente juto ao Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. A intenção foi levar a informação mais próxima da comunidade, facilitando o acesso, oportunizando que o cidadão tirasse dúvidas, compreendesse o processo de formalização de suas atividades e também solicitasse abertura de sua empresa. Somente na última semana mais de 300 atendimentos foram registrados pela Sala.

Na sexta-feira (18), foi o dia dos Microempreendedores participarem de capacitação gratuita. Abordando o tema “Sei controlar o meu dinheiro”, a formação oportunizou o acesso ao conhecimento, mostrando aos profissionais como planejar e controlar as finanças da empresa e garantir um bom andamento das atividades. Os cursos gratuitos continuam no decorrer do ano, e a divulgação será pelo site da Prefeitura de Chapecó. Os interessados podem conseguir outras informações pelo telefone 3319 1028.

Atividades centralizadas

Os objetivos da Prefeitura é fazer com que essas ações sejam facilitadas e desenvolvidas cotidianamente. Para isso, desde o dia 7 de maio a Sala do Empreendedor centralizou o atendimento. Desde então os chapecoenses que queiram abrir a sua empresa, formalizar o seu negócio ou renovar o alvará de funcionamento, devem procurar unicamente este espaço. A ideia é desburocratizar e agilizar os serviços.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, “um dos principais diferenciais com a centralização das atividades é o ponto de referência: junto ao Centro de Eventos. A parte de localização, estacionamento amplo, acessibilidade, fica ao lado da Vigilância Sanitária, perto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Essa unificação tem aumentado à procurada e as pessoas estão sentindo essa facilitação dos encaminhamentos”, disse.