As competições de Km de Arrancada serão retomadas neste ano em Chapecó, no Parque Valmor Lunardi (Efapi) e uma pista exclusiva para a categoria será construída junto ao Autódromo Internacional de Chapecó, na Serrinha. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira, pelo prefeito João Rodrigues, em reunião com cerca de 60 pilotos da região Oeste, no auditório da Prefeitura.
O objetivo dos competidores era buscar a retomada das provas na pista da Efapi, que foram suspensas em 2022, por perturbação do sossego público. No local também foram registrados acidentes.
O procurador geral do Município, Jauro Sabino Von Gehlen, também participou da reunião e informou que a Administração Municipal conversou com o Ministério Público para liberar alguns eventos, sob algumas condições.
Segundo o prefeito inicialmente serão liberados apenas quatro no ano, sendo que o barulho dos motores não pode passar das 22h.
Os competidores também solicitaram a reforma da pista e uma pista e uma pista exclusiva no futuro Autódromo Internacional.
João Rodrigues disse que as demandas serão atendidas, pois o automobilismo gera movimento de serviços e hotéis, que posteriormente revertem em arrecadação para os cofres públicos.
Ele afirmou que a terraplanagem da nova pista do Autódromo, que terá cerca de 4km, está em cerca de 80%. Essa etapa está sob responsabilidade do Automóvel Clube Chapecó. Em fevereiro o março o prefeito pretende lançar a licitação da pista, que será feita com recursos da Prefeitura, sendo que já estão reservados R$ 20 milhões em conta. A Administração Municipal está em conversas com o governador do estado, Jorginho Mello, para ter o apoio na construção do Autódromo, que tem estimativa de investimento de mais de R$ 40 milhões, e será a primeira pista asfaltada de SC, atraíndo competições nacionais.
O presidente do Chapecó Motor Clube, Fábio Chiarello, destacou que a pista de arrancada já consta no projeto do novo autódromo, com largura de 18m e comprimento de 800m. É quase o dobro da pista do Parque da Efapi, que tem 430m x 10. A nova pista vai permitir a participação de mais categorias. Chiarello disse que os pilotos ficaram satisfeitos com a reunião e a retomada das provas, o que vai fortalecer o esporte, que conta com mais de 100 pilotos na região.