Background

Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal foi reestruturado

A Secretaria de Educação de Chapecó apresentou no dia de hoje a live “Reestruturação do Currículo Base da Educação Infantil”. Na oportunidade foram debatidas as principais mudanças que acontecerão no currículo.

Astrit Tozzo, Secretária de Educação, comentou que a infância é onde tudo começa. “Temas muito importantes surgiram nesses últimos anos, novos entendimentos, para que as crianças se desenvolvam de forma integral, porque é nessa etapa que tudo se inicia e queremos em nossas instituições crianças felizes e capazes de transformar o ambiente onde elas vivem”, destacou.

Márcia Wurzius, Diretora Pedagógica, disse que a organização do currículo na Educação Infantil é uma construção histórica. “Ao longo dos anos, muitos documentos foram produzidos para orientar o desenvolvimento pedagógico na Educação Infantil e, ao conversar com pais, professores e gestores nós percebemos que era necessário readequar alguns aspectos no Currículo da Rede Municipal de ensino para facilitar o trabalho do professor nas instituições educativas”, afirmou.

No mesmo sentido, Regina Lunelli, Gerente de Educação Infantil, complementou. “Para reestruturar o currículo, nós organizamos um grupo de estudos que envolveu as equipes do setor de Educação Infantil da Secretaria de Educação e professores, que aconteceu durante todo o segundo semestre de 2023. O resultado foi apresentado aos professores e equipes gestoras das instituições educativas no dia 08 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes”, completou.

Simone Maestri, articuladora da Equipe de Educação Infantil, explicou o que é o currículo e destacou a principal mudança. “O currículo é o documento que auxilia no planejamento das atividades do professor e foi reestruturado com foco nos interesses da criança, pois ela é o centro do processo educativo. A criança é um ser capaz de aprender, se expressar, pensar e ter autonomia para realizar tarefas compatíveis com a faixa etária dela”, comentou.

Para saber mais sobre esse debate, acesse o Canal da Secretaria Municipal de Educação, Educa Chapecó Play, no seguinte endereço: Aproveite também para conferir outrosconteúdos sobre a Educação Infantil, nas lives de “Acolhimentoe período de adaptação” e “Para além das telas: ser criança no mundo digital”, disponíveis na aba ‘ao vivo’. Ao se inscrever no canal e ativar as notificações, você é notificado sempre que houver um novo vídeo disponível.