Background

Notícias

Inicia a instalação de abrigos para passageiros de ônibus

Compartilhar

A instalação dos novos abrigos para passageiros do transporte coletivo de Chapecó iniciou no mês de fevereiro, com a marcação dos pontos e concretagem da base das primeiras unidades. A Construtora Paloma foi a vencedora da licitação, realizada no final do ano passado. Neste início de março será colocada a estrutura metálica dos primeiros pontos.

De acordo com a gerente de Transporte e Terminais da Diretoria de Segurança Pública, Maria Regina Thomas, os locais foram definidos após estudo pela equipe de engenharia de trânsito.

“Os critérios utilizados levaram em conta a mobilidade urbana, para garantir o melhor fluxo, o volume de passageiros, aclives e declives. É importante que as pessoas entendam que os abrigos são necessários para que os usuários do transporte coletivo possam se proteger da chuva ou do sol forte”, destacou Maria Regina.

De acordo com informações do Diretor de Segurança Pública, Clóvis Ari Leuze, foram licitados 156 abrigos para o município, sendo que serão de quatro modelos diferentes. Os abrigos pequenos terão três bancos e os abrigos médios cinco bancos para os passageiros. Já os abrigos modelo grande possuem doze espaços para banco e o grande duplo abrigará 22 passageiros sentados, todos com espaço para cadeirantes, ou seja, com acessibilidade.

Foram licitados:

a) 115 (cento e quinze) abrigos modelo pequeno

b) 26 (vinte e seis) abrigos modelo médio

c) 8 (oito) abrigos modelo grande

d) 7 (sete) abrigos modelo grande duplo

O prazo pra conclusão da instalação dos abrigos é de 12 (doze) meses e se houver necessidade poderão ainda ser instalados mais 25% do total de abrigos licitados.

Além dos pontos de ônibus na área urbana, no ano passado foram instalados 76 abrigos no interior do município.