Background

Notícias

Prova da OBMEP é realizada em Chapecó

Compartilhar

Na terça-feira (05) cerca de 3.600 estudantes de 6º a 9º anos da Rede Municipal de Ensino de Chapecó,participaram da 1ª Fase da 14ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas– OBMEP. A prova é realizada todos os anos com o intuito de incentivar o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Chapecó aderiu ao projeto desde o ano de 2005. Com os resultados os alunos podem participar do programa de iniciação científica, cursos, oficinas de aprendizagem, preparação para competições nacionais e internacionais e ainda recebem bolsas de estudo para que possam aprofundar-se na disciplina. Os principais objetivos da OBMEP são: estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A OBMEP é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). É um projeto nacional inicialmente dirigido às escolas públicas brasileiras, e em 2017 as escolas privadas também aderiram. Os alunos classificados na primeira etapaparticiparão da 2ª fase que é discursiva e está marcada para 15 de setembro de 2018. No ano de 2017 os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Chapecó conquistaram 02 medalhas e 23 menções honrosas.

Para Register Andreolla, professora de Matemática da EBM Rui Barbosa a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas contribui com o desenvolvimento do raciocínio lógico, da atenção necessária da leitura das questões, nas percepções da presença da matemáticana vida cotidiana, bem como no domínio do conhecimento matemático, cada qual no seu nível de aprendizado. “Tenho clarezade que a experiência dos estudantes em realizar a Prova da OBMEP já contribui para a vida escolar pois, dá início à resolução de provas oficiais como o ENEM e outros vestibulares”, comentou.

Segundo ela, a prova da OBMEP é de grande valia para os alunos, para a escola como um todo, para a comunidade que acaba se envolvendo e principalmente para o desenvolvimento do conhecimento matemático. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, a matemática é uma grande ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem. “A OBMEP contribui e incentiva os educandos, melhora a qualidade de ensino e auxiliar na resolução de problemas cotidianos e lógico-matemáticos”, finalizou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?