Diante da importância de atitudes conscientes de preservação e sensibilização ambiental, entre os dias 04 e 08 de junho, a Escola Básica Municipal em Agropecuária Demétrio Baldissarelli realiza pelo 6º ano consecutivo a Semana do Meio Ambiente. A atividade envolve todos os alunos, professores e comunidade escolar nas mais diversas atividades e brincadeiras educativas voltadas a temática Meio Ambiente.
Esta semana é especial e tem como principal objetivo, sensibilizar os educandos sobre a importância da preservação ambiental por meio de uma diversificada programação de palestras, oficinas, gincana e confecção de sacolas retornáveis. As tarefas são sempre realizadas em equipes mistas formadas com alunos de 1º ao 9º ano e isso contribui ainda mais para que haja socialização e solidariedade entre todos desta forma para a conscientização e qualidade de vida respeitando o meio ambiente.
Everton Appelt, do 7° ano é um dos alunos participantes da Semana do Meio Ambiente. Para ele, a atividade é legal, informativa, divertida e educadora. Além disso, quebra a rotina de sala de aula e dá um ânimo a mais para prosseguir o ano letivo. Estou ansioso pela gincana do próximo ano, comentou. Vanessa Appelt, aluna do 9° ano também participou da programação da semana e enfatiza a importância da conscientização. É uma forma de conscientizar os alunos de uma maneira mais dinâmica fora de sala de aula, esclareceu.
A professora Mariani Mocelin enfatiza que ações como essa são muito importantes para que os estudantes. Com as atividades diferenciadas, os alunos se conscientizem e tornem-se mais ativos e interajam com as outras turmas, comentou. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, promover ações como a Semana do Meio Ambiente, aliam diversão e conhecimento. Ações como estas em nossas escolas é de grande importância, pois proporcionam aulas dinâmicas, com estudos, debates, discussões e descobertas, aliados a brincadeiras e diversão e ao mesmo tempo, estimulam a construção do conhecimento acerca da valorização e cuidados com o meio ambiente, finalizou.