Secretários de centros de educação infantil e escolas municipais recebem formação

Nesta quinta-feira (28), no auditório da Secretaria de Educação, ocorreu a formação sobre os sistemas APOIA e PRESENÇA, ambos fundamentais para o desenvolvimento do trabalho dos secretários que trabalham nas instituições de ensino da Rede Municipal.

O sistema APOIA é um programa de combate à evasão escolar, assim, quando a criança começa a faltar na escola e a família não justifica essa ausência, os secretários preenchem um formulário em uma plataforma, que está conectada ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público, que auxiliam na busca ativa por este estudante. O sistema PRESENÇA se refere ao acompanhamento das frequências dos alunos que são beneficiados pelo Programa Bolsa Família, pois há um número máximo de faltas que estes estudantes podem atingir para que o benefício continue sendo concedido.

Astrit Tozzo, Secretária de Educação, destacou a importância de compreender como funcionam ambos para utilizá-los de modo adequado. “Os nossos secretários das instituições educativas precisam estar preparados para informar as informações corretas nestas plataformas, por isso, oferecemos as orientações necessárias por meio destes momentos de formação”, comentou ela.