Background

Notícias

Saúde da Mulher é o tema do “PODMULHER” desta semana

Compartilhar

O último episódio da Série de Podcasts: “PODMULHER”, trouxe como tema central a saúde da mulher, com foco na prevenção de doenças físicas e mentais. Também ressaltou a campanha do Março Lilás, sobre a prevenção do câncer de colo de útero. As convidadas foram Chayane Dedonatto, médica ginecologista e obstetra, Carla Rosseto, fisioterapeuta pélvica e Luciana Saccon, Gerente de Articulação e Gestão Educacional.

Chayane destacou a importância do cuidado com a saúde feminina desde a adolescência. “Todas as mulheres, independente da faixa etária, devem realizar consultas com uma médica ginecologista de sua confiança para fazer exames de rotina e assim prevenir doenças. Destaco, neste mês, a campanha “Março lilás”, sobre a conscientização em relação ao câncer de colo de útero, que é o terceiro que mais atinge as mulheres”, afirmou.

A fisioterapeuta Carla comentou que outro aspecto importante é o cuidado com a saúde física e emocional. “Praticar exercícios físicos por alguns minutos diariamente, como uma pequena caminhada, optar por escadas em vez de elevadores, ou, se possível, frequentar uma academia são atitudes importantes. Além disso, ter uma alimentação balanceada e um sono adequado são fundamentais para o aumento da autoestima e consequentemente, do bem-estar físico”, disse.

Luciana mencionou que nos dias atuais há muitos recursos, inclusive gratuitos, que auxiliam as mulheres na organização da rotina. “Hoje em dia, há aplicativos e sites que oferecem dicas de saúde de forma gratuita. Eles são importantes ferramentas que contribuem para a tomada de decisão e também para a formação feminina. Um exemplo que posso dar é o saber dizer ‘não’ em alguns momentos sem se sentir culpada, que também é uma forma de cuidar da saúde”, comentou.

Astrit Tozzo, Secretária de Educação, destacou a importância da Série PODMULHER, neste mês de março. “Elaboramos todos os episódios dos podcasts com muito carinho, pois além de levar informações importantes sobre a saúde da mulher, nossa intenção era mostrar que nós mulheres precisamos nos ajudar e cuidar umas das outras. Temos muitas responsabilidades e compromissos diariamente, mas não podemos esquecer de olhar para nós mesmas e nos amar”, completou.

Se você não acompanhou este bate papo, é só clicar no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=I6x3b7wivXY. Aproveite, inscreva-se no canal, ative as notificações e fique informado sobre as novidades da Educação na Rede Municipal.

27/03/2024:

EP. #05 - Saúde da mulher

Com Chayane Dedonatto, médica ginecologista e obstetra e Carla Rosseto, fisioterapeuta pélvica. O trabalho delas é focado no autoconhecimento com empatia e sem preconceitos.