A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Chapecó lançou nesta semana um Programa de Incentivo à Ovinocaprinocultura. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Mauro Zandavalli, foi firmada uma parceria com o Sebrae, para um projeto piloto de capacitação dos produtores e prospecção de mercado. Nesta etapa serão capacitados 11 produtores, que possuem 3,2 mil animais.
É mais uma alternativa de renda para o produtor rural, pois para iniciar a atividade não precisa de um grande plantel. É uma atividade de baixo custo e economicamente viável, disse Zandavalli.
O consultor do Sebrae Paulo Gregianin destacou que o projeto se baseia em três pilares: produção, indústria e mercado.
Nós precisamos de gerenciamento técnico e financeiro da produção, qualidade de alimentação, sanidade e melhoramento genético do rebanho. Mas a região já é referência no país em genética ovina, tanto de corte como de leite. Precisamos desenvolver a indústria e promover o consumo não somente no churrasco, mas também em outros pratos mais elaborados, disse Gregianin.
O produtor Arnaldo Conteratto, que iniciou a atividade há pouco mais de três anos, disse que aposta no potencial da ovinocultura.
É uma atividade que tem um ciclo mais curto, sendo que em um ano uma matriz já gera um borrego de 18 a 20kg. Além disso a carne ovina é uma carne de excelente qualidade. Acredito que essa parceria da Prefeitura com o Sebrae será bem importante, disse Conteratto.