Saúde do Trabalhador é tema de palestra em Chapecó

A Secretaria de Saúde de Chapecó e o CEREST Regional promovem no dia 23 de abril a palestra “Os Caminhos do SUS na Saúde do Trabalhador”, no Centro de Cultura e Eventos. O credenciamento inicia às 8h e a palestra, com a coordenadora de Saúde e Segurança da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Mato Grosso do Sul, Flávia Ferreira de Souza, inicia às 9h30. O credenciamento pode ser feito até a próxima segunda-feira, pelo link https://forms.gle/G2A5HFFALHm1wWuC9. Informações pelo telefone 3321-3091.

A atividade faz parte da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador do Município de Chapecó – SEMPAT, instituída pela Lei Municipal nº 6283/12 e promovida pela Secretaria de Saúde de Chapecó – Cerest Regional de Chapecó. Ela prevê que ações sejam realizadas anualmente, em alusão à data de 28 de abril – "Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho". Este ano as atividades voltadas a saúde do trabalhador contam com o evento - X SEMPAT Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador que terá como tema “Os caminhos do SUS na saúde do trabalhador”.

A temática abrange diversos assuntos voltados a saúde do trabalhador, esses com objetivo de instrumentalizar a rede de atenção a saúde e a população para identificar e registrar os agravos referentes ao trabalho . Ainda estão previstas atividades em empresas dos territórios das unidades de saúde , que contarão com palestras nos locais de trabalho e oferta de testes rápidos aos trabalhadores nos seus espaços de vivencia.

Vale ressaltar que ações voltadas a melhoria das condições de trabalho ocorrem o ano todo em prol da diminuição de acidentes e adoecimento dos trabalhadores, através de inspeções, capacitações , acompanhamentos pós acidentes , entre outros . Abril Verde é um mês importante para pensarmos junto com a população sobre a temática e com isso reduzir a acidentabilidade na nossa região de abrangência .