Retomada obra da ponte na Barra do Rio dos Índios

Foi retomada nesta semana a obra de instalação de uma ponte, no chamado Rio Chalana, que é continuidade do Lajeado São José, na Barra do Rio dos Índios. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Valter Luciano Hüning, a obra foi iniciada em fevereiro mas, devido a problemas na base do solo onde seria montada a estrutura e a necessidade de redimensionamento da altura, foi realizada a readequação do projeto, o que ocasionou um atraso no cronograma.

A nova estrutura irá substituir uma ponte improvisada que existia no local e que dificulta a locomoção e passagem de carros e pedestres. Além disso em dias de fortes chuvas o rio transbordava e impedia a passagem em certos períodos. A nova ponte terá 28 metros de comprimento por seis metros de largura.

No momento os trabalhos são de desvio do leito do rio para um dos lados, para que a estrutura de concreto seja montada no outro lado. Depois será feito o lado contrário. Outros serviços são os de limpeza, retirada dos entulhos, fundações e perfurações para construção. As cabeceiras da nova ponte serão edificadas pela empresa Pavi Sul Construtora LTDA e terá um custo de R$ 548.963,96. O serviço foi contratado pela secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes e tem o acompanhamento da Superintendência da Efapi e da Defesa Civil Municipal.

A expectativa é de conclusão da estrutura das cabeceiras e do pilar central em 30 dias. Posteriormente será feita a instalação do kit de transposição, um equipamento solicitado pelo prefeito João Rodrigues ao Governo do Estado, por meio da Defesa Civil.

A previsão é de conclusão dos trabalhos é 60 dias.