Museu Antonio Selistre de Campos (MASC) completa 46 anos

O Museu Antônio Selistre de Campos (MASC) completa neste dia 19 de abril, dia dos povos indígenas, 46 anos de fundação. A instituição leva o nome do principal doador de seu acervo e é o centro museológico mais antigo de Chapecó.

Para comemorar o aniversário do MASC, nesta sexta-feira, 19/04, às 13h30 e às 16h haverá uma palestra intitulada: Quem foi Antonio Selistre de Campos, com a presença dos povos indígenas no município de Chapecó, ministrada pela equipe do museu. A palestra, que será na sede do museu, conta com a participação de duas turmas da Escola de Educação Básica Marechal Bormann, acompanhadas pelo professor de História Vitor Marcelo Vieira.

Antonio Selistre de Campos foi designado Juiz de Direito para a comarca de Chapecó na década de 1930, onde viveu até a sua morte na década de 1950.

Apaixonado pela preservação da história, guardava o acervo que atualmente pertence a este museu, na expectativa que fosse criado um museu municipal que pudesse abrigar seus artefatos ganhos da população local, objetos arqueológicos e etnológicos dos povos originários de Chapecó.

De acordo com Jassanan Jorge Luiz da Silva, Presidente da Fundação Cultural de Chapecó, a data de fundação foi uma homenagem a este homem que tanto defendeu as causas indígenas por aqui. Assim, em 1974, foi criado informalmente o Museu Municipal Antonio Selistre de Campos, sendo oficializado a sua criação por lei no ano de 1978.

O Museu Antonio Selistre de Campos tem por objetivo a preservação e divulgação dos acervos relativos à arqueologia, ao patrimônio material e imaterial das populações indígenas regionais. Conta com cerca de 150 peças arqueológicas, etnológicas, cestarias e peças de grupos indígenas da região como vasilhames, cerâmicas, flechas e artefatos líticos, rochas e minerais.

“Além da salvaguarda de todo esse acervo, o Museu Antonio Selistre de Campos também atua na dimensão informativa e educativa, por meio de palestras e pesquisas, além de outros programas, tendo como foco estimular a reflexão, estabelecer debates e intensificar as relações da comunidade chapecoense com a história da região”, declarou Sérgio Paulo Ribeiro, diretor do espaço.

O Museu está aberto a visitação de segunda-feira a sexta-feira no horário das 07h ás 19h sem fechar ao meio dia. Informações e agendamentos podem ser feitas pelo telefone/whatasapp (49)3321-8509 ou pelos e-mails museuadministrativo@chapeco.sc.gov.br e masceducativo@chapeco.sc.gov.br.