Podcast da Secretaria de Educação aborda o tema Bullying

O Bullying é um tema atual e muito presente na sociedade. Por isso, conversar sobre o que é e as atitudes para combatê-lo é fundamental. Para tratar da temática, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do canal no Youtube, Educa Chapecó Play, recebeu as profissionais Ana Paula Ribeiro Fernandes, Psicóloga, Soila Fellenberg, Assistente Social dos Núcleos de Apoio Multiprofissional aos Estudantes (NAME), e Vania Maria Bellei Marchese, Pedagoga do Setor Psicossocial SEDUC.

Vania explicou que são cinco núcleos, que funcionam em espaços organizados dentro das escolas municipais, de acordo com a região em que estão localizados, possibilitando o melhor acesso das famílias. “Os NAMES foram criados a partir de leis que os regulamentam para atender aos alunos com dificuldades de aprendizagem, além de desenvolver ações de prevenção à violência, ao bullying e orientações que envolvem o aspecto socioemocional. Para realizar estes atendimentos, cada núcleo conta com dois coordenadores pedagógicos, um professor da educação especial, uma pedagoga com formação em psicopedagogia, uma assistente social e uma psicóloga”, relatou.

Ana esclareceu o que é o Bullying e o diferenciou de outras formas de violência. “O Bullying é uma forma de agressão que se caracteriza por ser frequente, de forma intensa e intencional de causar sofrimento à alguém. Comentários ou situações de violência pontual não são chamadas de bullying, são outros tipos de violência”, disse.

Soila comentou que a violência está presente historicamente em nossa sociedade e que é dever de todos contribuir para combatê-la. “O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a proteção integral deles, assegurada por políticas públicas implementadas pelo Estado junto às escolas e à família. Precisamos estar atentos para não reproduzir as violências que nós - adultos - sofremos e não podemos achar normal que as crianças e adolescentes tenham os direitos a uma infância saudável violados”, mencionou.

Daniela Moratelli, Secretária de Educação, destacou a importância do trabalho dos NAMES em contribuir no combate ao Bullying. “Diversas ações positivas são desenvolvidas nos núcleos, voltadas à realidade das regiões nas quais estão localizados, e que demonstram que o diálogo, a aceitação das diferenças e o conhecimento são fundamentais para a formação integral dos nossos estudantes. Destaco também que são desenvolvidas importantes palestras para todas as famílias da Rede Municipal com temas que contribuem com os pais na educação dos filhos, assim, a participação de todas é essencial”, afirmou.

Se você perdeu o episódio de hoje, acesse o link abaixo e assista na íntegra. Não se esqueça de compartilhar com os amigos e familiares:

Nada de Silêncio: Enfrentando o Bullying | Secretaria Municipal de Educação