Secretaria de Saúde de Chapecó disponibiliza mapa da Dengue

A Secretaria de Saúde de Chapecó está disponibilizando a partir desta quinta-feira, no site da Prefeitura (www.chapeco.sc.gov.br) um mapa de calor que indica em quais regiões da cidade há mais casos de Dengue. Os pontos em vermelho indicam que a região com mais casos é a que abrange o bairro Santo Antônio e partes do Saic, Jardim Itália e Quedas do Palmital.

De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz, o mapa já vinha sendo utilizado pela Administração Municipal para orientar as ações, mas que também serve para a população redobrar os cuidados.

“O mapa de calor indica onde há maior incidência da doenças nos últimos 20 dias, que é o tempo que dura a viremia. É algo dinâmico e que vamos disponibilizar temporariamente, até que ocorra a diminuição do número de casos, o que esperamos que aconteça dentro de um mês”, disse Lenz.

Ele destacou que nas áreas de maior incidências foram reforçados os mutirões de visitas e orientação. Atualmente a Vigilância em Saúde Ambinetal conta com 80 Agentes de Combate a Endemias, mais o reforço de acadêmicos em parceria com as universidades do município.

A secretária adjunta da Saúde, Daiane Danielli, destacou que os universitários também estão auxiliando as equipes da estratégia de Saúde no monitoramento dos pacientes, o que tem contribuído para o baixo número de óbitos, que foi de apenas um em 2024.

Outra medida adotada foi a abertura do Ambulatório Dengue/Covid, em março, que inicialmente funcionava durante o dia, durante a semana, e posteriormente teve horários ampliados até à noite, das 8h às 22h, e também para sábados e domingos, das 8h às 22h. Lembrando que neste local há atendimento de crianças e adultos.

O gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, ressaltou que além das aplicações de inseticida para combater o mosquito Aedes aegypti, são utilizados dois drones, um para identificação de potenciais criadouros em locais de difícil acesso, e outro para aplicação do biolarvicida.

De acordo com o boletim divulgado na segunda-feira, Chapecó tem 2,5 mil casos da doença e 866 focos do mosquito.