‘Ceu em Movimento’ será neste sábado (16)

Apresentações artísticas, oficinas, jogos e rodas de leitura. Uma programação extensa, para todos os gostos, marca a primeira edição do ‘CEU em Movimento’, que acontece neste sábado, dia 16 de junho, das 9h às 16h no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no Bairro Efapi.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Cultura e prevê 7 horas seguidas de atividades gratuitas e serviços para a comunidade. De acordo com o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva, o objetivo do evento é incentivar o uso do espaço público. “Queremos que a comunidade tome o espaço público como seu, faça bom uso desse estrutura, se aproprie e participe das inúmeras ações gratuitas que acontecem diariamente. Esta ação estimula a participação nas atividades desenvolvidas e convidamos a todos que participam e os que ainda não conhecem o CEU para passar este dia conosco”, disse

Programação

A programação conta apresentações de Ballet Clássico e Jazz Dance com alunos da Escola de Artes, dança com o Grupo Vozes do Corpo da Fundação Aury Luiz Bodanese (Falb) e show com o artista Marcio Pazin. Quem participar das atividades poderá ainda acompanhar a inauguração da pista de caminhada, participar da roda de leitura e contação de histórias com a Kombi Biblioteca, também projeto da Falb.

Para os apreciadores dos esportes o dia terá diferentes opções de jogos com o Programa Ecocooperação, além de oficinas de basquete, xadrez e orientação de Skate. A partir do Coletivo Curto Circuito serão oferecidas oficinas de poesias, origami e bolhas gigantes, tudo para trazer novas experiências culturais para toda a família. Em parceria com Kozzer Produções será desenvolvida uma oficina de comportamento e postura na passarela, para aqueles que querem dar os primeiros passos na carreira de modelo.

Ainda no local será possível fazer a inscrição em diversas atividades oferecidas diariamente no CEU, tais como no Coral Infância Em-Canto, Roda de Cantoria e Cultura Gaúcha e no curso de Língua Italiana. Os pequenos podem participar do projeto Pintando o Sete e ainda da pintura facial.

Orientação de cursos profissionais com a Facesc, exames rápidos com a equipe da Secretaria de Saúde, atualização e informações sobre os benefícios no CRAS, integram a programação. O artesanato desenvolvido pelo grupo de mulheres do CRAS CEU, também estará exposto no espaço. A partir do Rotary Sul Centenário, terá a comercialização de calçados e o Varal Solidário, pela Ação Solidária Adventista (ASA), com a distribuição de 2 mil peças de roupas.

Para finalizar terá uma grande festa junina, com comidas típicas, mateada e casamento caipira. De acordo com o Prefeito Luciano Buligon, é uma festa para toda a família. “Convidamos a comunidade para que participe desse belíssimo evento que traz inúmeras atividades saudáveis para as crianças, incentiva o esporte, as atividades artísticas e possibilita a inscrição em cursos gratuitos que trazem mais qualidade de vida e conhecimento para toda a família. Queremos que todos aproveitem essas ações e que olhem o CEU das Artes como um espaço para ser aproveitado todos os dias”, disse.

O que é o CEU?

Com atividades integradas envolvendo as áreas da cultura, educação, esporte, lazer e cidadania, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), gerido pela Prefeitura de Chapecó, desenvolve um amplo trabalho voltado à comunidade. Inaugurado em 2013 foi uma obra inédita em Chapecó e a primeira de Santa Catarina. Tem se destacado em Santa Catarina sendo utilizado de maneira contínua pela comunidade que pode ter acesso a diferentes serviços, em um único espaço, de maneira gratuita. São desenvolvidas diariamente oficinas, cursos, apresentações artísticas, atividades esportivas e de recreação e ainda, a comunidade tem disponível uma biblioteca pública e acesso aos serviços do CRAS.

O CEU fica na Rua Eloi Ferreira de Souza, Loteamento Elias Galon, no Bairro Efapi. Com horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h às 19h, e área de recreação até às 21h.

Outras informações na Secretaria de Cultura, pelo telefone 3319 1010.