Background

Notícias

Crianças fazem arte usando cores

Compartilhar

Proporcionar atividades lúdicas envolvendo desenho e pintura a fim de ampliar as experiências artísticas e imaginárias das crianças. Este foi o projeto desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Municipal Oracilio Costella com as turmas do pré-escolar, envolvendo alunos de 4 a 5 anos.

O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento artístico com desenho mediado, para que as crianças avancem em suas produções, ampliem suas possibilidades de expressão e comunicação, explorando as diferentes técnicas de pintura ampliando sua criatividade e imaginação. As atividades incluíram música, desenho, várias técnicas de pintura como: balão, lixa, cotonete, esponja, barbante, carimbo de folhas e outras. Também no projeto, foi trabalhado com jogos.

De acordo com a professora Cristina Mascarello a proposta do trabalho era o contato e o aprendizado das cores por meio de atividades lúdicas e atrativas. “Tudo para as crianças era como na brincadeira da “Trilha das cores primárias”, onde as crianças se divertiram e aprenderam simultaneamente“, comentou.

O aluno Heitor Guilherme de Moura Rodrigues gostou das atividades. “Achei muito legal o jogo das cores. Adorei”, disse. Já a aluna Maria Luiza Viesortoski disse que foi divertido. “Me diverti muito fazendo as atividades com tinta”, destacou.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera comenta que a arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. “Além disso, proporciona à criança uma leitura do mundo e de si própria”, finalizou.