Chapecó vence categoria Inclusão Produtiva no prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae/SC

A Administração Municipal de Chapecó foi a vencedora da categoria Inclusão Produtiva na etapa estadual do prêmio Prefeitura Empreendedora, promovido pelo Sebrae. A entrega do troféu foi na noite de segunda-feira, em Florianópolis. O prefeito João Rodrigues foi representado no evento pelo assessor executivo do município, Nemésio Carlos da Silva, acompanhado do secretário da Casa Civil e Relações Institucionais, Clodoaldo Jorge dos Santos.

Os vencedores das 10 categorias premiadas estão classificados para a disputa nacional, que será em Brasília.

“Para nós é uma honra essa premiação, pois é um reconhecimento das ações que a Administração Municipal tem feito para incentivar o empreendedorismo, gerar empregos, desburocratizar o atendimento ao cidadão, qualificar quem está fora do mercado do trabalho, resgatar quem estava em situação de rua ou de drogadição, melhorar a infraestrutura e promover o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida para a população. A nossa gestão está preocupada em desenvolver o município como um todo”, disse Rodrigues.

Nemésio Carlos da Silva atribuiu a premiação a um projeto completo, com ações estão integradas dentro do programa Chapecó Braços Abertos.

“Nós temos vários programas que estão interligados, que estão integrados. O Centro de Atendimento ao Imigrante, por exemplo, recebe o imigrante, apronta a sua documentação e aí essa pessoa já é encaminhada ou essa família ou essas pessoas já são encaminhadas. Se ela tem necessidade do ponto de vista de moradia ou de alimentação e higiene, ela é encaminhada para a Casa de Passagem e ao mesmo tempo é já encaminhada também para o Balcão de Emprego ou até para o Oportuniza Chapecó, que oferece cursos de capacitação e qualificação. Então aqui nós já temos envolvidos quatro programas”, disse Nemésio.

Ele citou também o Internamento Voluntário, que foi ampliado e denominado Programa Mão Amiga, que á o apoio necessário para pessoas em situação rua, de drogadição, em situação se vulnerabilidade. As pessoas são encaminhas para uma para uma clínica de tratamento, recebem acompanhamento profissional e, quando tiver condições é encaminhado para um local de emprego. Além disso são reestabelecidos laços familiares. Em dois anos quase 400 pessoas foram atendidas no programa Mão Amiga.

Outra ação é o Empreende Emprega, que coloca diretamente em contato a pessoa que tem a necessidade do trabalho com o empregador, envolvendo várias instituições. No próximo sábado terá a terceira edição do programa, das 9h às 16h, na Praça Coronel Bertaso, com aproximadamente mil vagas disponíveis. Tem ainda as Frentes de Trabalho, com bolsas para pessoas desempregadas, que além de colaborarem com as atividades da administração ainda recebem capacitação para voltarem ao mercado de trabalho.

“Então, o Chapecó Abraços Abertos contempla vários programas de forma interligada e atendendo a pessoa como um todo. A pessoa de forma holística, integral, e não simplesmente pontual. Eu diria que em termos de política social no Brasil, hoje, o nosso programa é o mais completo que eu conheço em termos de tratamento das pessoas, de acolhimento das pessoas. Realmente a chance de nós ganharmos em nível nacional é muito grande, porque dificilmente algum município vai ter um programa tão completo e tão inovador como o nosso”, disse Nemésio.