Prefeita em exercício e Secretária de Educação participam de Podcast

Na manhã desta sexta-feira (03), a Secretaria de Educação, por meio de seu canal no Youtube, Educa Chapecó Play, recebeu para um bate papo a Prefeita interina, Sueli Suttili, e a Secretária de Educação, Daniela Moratelli, para falar sobre a história de vida e principais contribuições de Sueli na educação e na política municipal.

Sueli Suttili é filha de agricultores, nascida em Águas Frias e residente em Chapecó há mais de 40 anos. É professora aposentada, tem 67 anos, é mãe de Cíntia e Jean e tem 3 netos. Ela precisou sair de casa para estudar, formou-se em Letras, em 1979 e no ano seguinte foi aprovada no concurso para magistério em Chapecó. Assumiu como professora em 1981 e teve um papel fundamental na construção do Projeto Político Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos. Aposentou-se em 2007, mesmo ano em que recebeu o convite da então Secretária de Educação, Astrit Tozzo, para assumir o cargo de Gerente da Educação de Jovens e Adultos.

Daniela, que acompanhou a trajetória de Sueli na educação municipal, destacou que “Ela contribuiu muito para melhorarmos os nossos índices. Colaborou na construção do projeto de Educação de Jovens e Adultos; participou como articuladora na elaboração do Plano Municipal de Educação e sempre teve um olhar humanizado para as demandas que estiveram sob sua responsabilidade. Sueli conhece muito bem a nossa pasta e é muito bom estar com ela neste momento”, afirmou.

Sueli, por sua vez, comentou sobre o desafio de ser mulher na política. “Quando recebi o convite para ser vereadora, refleti que, como mulheres, às vezes, reclamamos que não temos espaço na política, então, resolvi que deveria aceitar o desafio e contribuir para ampliar o quadro feminino no Legislativo Chapecoense. Esta decisão foi muito assertiva, pois pela primeira vez na história, tivemos quatro vereadoras eleitas como titulares na Câmara de Chapecó”, disse.

Ela também elogiou o Prefeito João Rodrigues pelo olhar atento e sensibilidade ao oportunizar que as mulheres assumam a Prefeitura interinamente. “João é um gestor que se preocupa com as pessoas. Nestes 107 anos de emancipação, sou a segunda mulher a assumir como Prefeita no período de licença do titular do cargo. Ambas as situações aconteceram no mandato de João Rodrigues. Também quero destacar que fiquei muito feliz com o convite, principalmente pelo momento positivo em que Chapecó vive. Acompanhar o ritmo acelerado de trabalho, obras e investimentos que estão acontecendo é ao mesmo tempo desafiador e gratificante”, destacou.

Para acompanhar na íntegra o episódio, acesse o link a seguir: Aproveite para curtir, comentar e compartilhar o nosso conteúdo.