Equipes de Chapecó estão divididas em várias frentes de trabalho em Arroio do Meio

Deste às 7h da manhã desta quarta-feira os voluntários que foram de Chapecó para Arroio do Meio, auxiliar na reconstrução da cidade, estão divididos em várias frentes de trabalho.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, tem quatro frentes de trabalho com mais de 200 voluntários. Uma delas para o “bota fora” de móveis, outra para a limpeza de três avenidas e retirada dos entulhos que as pessoas colocaram na rua, outra equipe com quatro caminhões-pipa faz a lavação das ruas onde já foi retirado o entulho e uma outra frente é composta de equipes de oito a dez pessoas que estão nas casas fazendo a retirada do barro e limpeza. Nessa atividade são cerca de 40 pessoas.

Além disso tem uma equipe de coordenação dos 12 caminhões caçamba e cerca de dez máquinas pesadas, como patrolas, escavadeiras, carregadeiras, rolo e bobcats, que estão atuando na limpeza e desobstrução das vias. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Serviços Urbanos, Eduardo Olivo, todas as ruas do centro e os lotes estão prejudicados, com muito lodo e lixo acumulados. Algumas máquinas e caminhões-pipa estão auxiliando nessas ações. Outra equipe está no interior, abrindo os acessos das estradas.

Sem contar a equipe de apoio e cozinha, que preparam a alimentação dos voluntários. A alimentação para os voluntários foi levada de Chapecó. Uma equipe de 50 pessoas foi na segunda-feira, para preparar o alojamento e a cozinha e o comboio com 30 caminhões e mais 20 veículos menores foi na madrugada de terça. Na terça-feira à tarde já iniciaram os trabalhos. A intenção é que a equipe volte na madrugada de segunda-feira.

O prefeito João Rodrigues e a primeira dama Fabiana Matte Rodrigues acompanham os trabalhos. A intenção é também realizar apresentações artísticas em algumas noites.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arroio do Meio, 90% da cidade foi atingida pelas cheias do rio Taquari. Ficaram desalojados 11.400 pessoas. Outras 350 estão desabrigadas e foram acolhidas em abrigos municipais. Cerca de mil casas foram destruídas. O município tem 22 mil habitantes.