Equipes da Prefeitura recolhem um caminhão de material de descarte irregular

Um caminhão de lixo e material de descarte irregular foi recolhido pelas equipes da Prefeitura de Chapecó em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, no bairro Universitário. Cerca de dez pessoas das equipes da Vigilância em Saúde Ambiental e da Gerência de Resíduos Sólidos atuaram no recolhimento dos materiais.

“É triste ver uma área verde sendo utilizada para descarte de material. Encontramos muito material de descarte de oficina mecânica, como peças de automóveis. O descarte desses materiais deve ser feito pelo proprietários, com empresa especializada, sob pena de multa que varia de R$ 200,00 a R$ 4 mil, segundo a legislação municipal”, disse Graciela Heckler, gerente de resíduos sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos.

Ela destacou que posteriormente será necessário uma bobcat para completar o serviço e retirar restos de móveis.

A coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Karina Giachini, destacou que o descarte irregular contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois os recipientes acumulam água parada. Chapecó já contam com mais de mil focos no ano, com seis óbitos pela doença. Por isso o pedido para que a população colabore.

À tarde, das 14h às 15h30, será realizada uma nova ação, na baixada do Passo dos Fortes.