Background

Notícias

Projeto Bicharada: Alunos conhecem a importância dos animais na natureza

Compartilhar

Com a finalidade de levar às crianças a compreensão e o conhecimento de como é o mundo dos animais, o Centro de Educação Infantil Municipal Alto da Serra, realiza com as turmas do maternal, o Projeto A Bicharada. Tem como objetivo proporcionar aos pequenos conhecer e perceber as diferenças e as características físicas de alguns animais através da exploração de gravuras, sons e contato. O propósito é proporcionar as crianças o conhecimento sobre os diferentes tipos de animais existentes entre elas.

Ao longo do projeto, foram desenvolvidas muitas atividades e brincadeiras envolvendo os animais, como: Contação de histórias, músicas, máscaras, imitação e receberam visita de alguns animais de estimação levados ao Ceim pelas famílias que participaram ativamente do projeto. As crianças aprenderam diferenciar os animais da floresta e do sítio algumas necessidades dos animais e sobre os cuidados que devem ter com eles como alimentação, água, carinho e que também que podem oferecer riscos.

A professora Sandra Marinello explica que a partir das historinhas que ouviram e contaram, os alunos confeccionaram com materiais reutilizáveis alguns animais como jacaré, vaca, pato, galinha, cavalo e centopéia. Para ela, é possível observar a evolução das crianças. “No início do projeto eles não diferenciavam alguns animais, e hoje, reconhecem e sabem seus habitats e alimentação, preservam os insetos que aparecem pelo CEIM como a pequena formiga que antes costumavam pisar para matar e agora protegem”, destacou. O aluno Vitor Gabriel de 3 anos adorou fazer a galinha e o cavalo para levar pra casa e brincar com sua família.