Estudantes da Rede Municipal participam da 16ª Olimpíada Nacional da História do Brasil

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Chapecó estão participando da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que teve início no dia 13 de maio. A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvido pelo Departamento de História. Nesta edição, estão participando 114 alunos de 8º e 9º anos, de 13 escolas, divididos em 38 equipes, os quais são orientados e liderados pelos professores do componente curricular de História.

A prova conta com seis fases online com duração de uma semana cada. Se aprovados nas seis etapas, os estudantes participarão da grande final que será presencial e está prevista para o dia 24 de agosto, na própria universidade, na cidade de Campinas, em São Paulo. As avaliações preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, envolvendo geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.

O estudante da EBM Padre José Anchieta, Eduardo Henrique de Souza Leite, do 8º ano, destacou que participar da olimpíada proporciona muitos ensinamentos que são adquiridos por meio do trabalho em grupo. “São mais cabeças pensando! Um lê, o outro pensa, pesquisa e o outro vai respondendo e assim vai dando certo e vamos aprendendo novos conceitos juntos”, disse ele.

A ONHB tem um formato original que não exige que os alunos saibam o conteúdo previamente e permite que aprendam durante a realização da prova, oportunizando a discussão de temas que nem sempre são abordados em sala de aula e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise e interpretação histórica. Além disso, é uma forma de fomentar o interesse dos alunos pela história do país, proporcionando uma compreensão mais ampla e aprofundada do contexto histórico brasileiro explorado por meio de diversos tipos de fontes históricas.

“Oferecer diferentes formas de aprendizado é um dos objetivos da nossa rede! Por isso, a realização desta olimpíada tem nosso total apoio. Estamos torcendo para que tenhamos muitas equipes aprovadas ao longo das próximas semanas e nossa expectativa para participar da fase final é muito grande, pois sabemos da capacidade e dedicação de nossos estudantes e professores”, expressou a Secretária de Educação, Daniela Moratelli.