Background

Notícias

Competições Matemáticas na Rede Municipal são tema de Podcast

Compartilhar

Na terça-feira (18), foi realizada uma live sobre as Competições Matemáticas na Rede Municipal de Ensino, transmitida através do Canal Educa Chapecó Play. Os convidados que exploraram o tema foram os articuladores Ivan Carlos Horbach e Simone Cinelli e a professora Sandra Zolet, que atuam no ensino fundamental.

Ivan explicou sobre o funcionamento da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), Concurso Canguru e Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC). Ele também detalhou as fases de cada uma delas e ressaltou como ocorre o processo na Rede Municipal. “Nós sempre incentivamos que as escolas participem de tantas Olimpíadas quantas forem possível, pois sabemos que além das quatro competições na área de Matemática temos nas áreas de história, geografia, astronomia, entre outras. Entendemos que o principal é incentivarmos os estudantes em seus talentos e habilidades”, disse.

Simone comentou sobre a importância da participação dos anos iniciais nestes concursos. “A OBMEP Mirim é recente, iniciou em 2022. Estamos na 3ª edição. Mantemos um diálogo com as equipes gestoras e destacamos o quão importante é oportunizar aos alunos das séries iniciais a realização das avaliações. Eles aprendem habilidades, desde cedo, que contribuem no desenvolvimento de conhecimentos matemáticos e socioemocionais, que contribuirão para o futuro deles”, afirmou.

Sandra contou que a participação das escolas nestes eventos é fundamental, pois até os alunos com dificuldades em Matemática se engajam e se dedicam para conquistar resultados cada vez melhores. “A nossa alegria enquanto professores é saber que os estudantes que se destacam nas Olimpíadas, seja em qualquer área, vão se dar bem em qualquer função que escolherem atuar, pois criam metas ambiciosas para as suas vidas e se superam a cada dia”, comentou.

A Secretária de Educação, Daniela Moratelli, destacou os excelentes resultados obtidos nos últimos anos e a parceria entre a Secretaria de Educação e as escolas para que estes movimentos aconteçam. “A nossa equipe está sempre atenta às competições em que nossos alunos estão envolvidos a fim de que possamos oferecer todo o suporte necessário para o bom desenvolvimento da aprendizagem deles. Este trabalho conjunto tem gerado excelentes resultados ano após ano e isso nos enche de orgulho”, afirmou.

Se você quer saber mais sobre as Olimpíadas Matemáticas, acesse o link e confira: