Background

Notícias

Outubro Rosa 2024 em Chapecó: novidade foi a inserção de DIU em 42 pacientes

Compartilhar

O mês de outubro é marcado pelas ações e atividades preventivas do câncer de mama, com o destaque do Outubro Rosa. Em 2024, em Chapecó, além das atividades preventivas e orientativas, este ano foi incluída também na campanha, a inserção deDIU (Dispositivo Intra Uterino). No total, foram 42 DIU inseridos por profissional enfermeira, em parceria entre Secretaria de Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Dellas Espaço Saúde. Esta iniciativa representa mais uma estratégia para facilitar o acesso da população a esse método contraceptivo.

Além disso, durante o mês foram realizadas 2.139 solicitações de mamografias, sendo 296 em atendimentos na Rede Feminina de Combate ao Câncer e 1.843 nos Centros de Saúde da Família do município. Ainda foram coletados 4.166 exames citopatológicos (preventivo), 1.433 na RFCC e 2.733 nas unidades de saúde. Foram realizados 2.198 testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e 1.234 atendimentos por ginecologistas.

Balanço Outubro Rosa em Chapecó

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que ocorre anualmente no mês de outubro, com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino. A iniciativa começou nos Estados Unidos na década de 1990 e, desde então, se espalhou pelo mundo, incluindo o Brasil.

Em Chapecó, durante o Outubro Rosa, diversas ações foram realizadas, como palestras, mutirões de coleta de exame preventivo de câncer de colo do útero e solicitações de mamografia, consultas e inserções de DIUs. Vislumbrou-se sempre promover o autocuidado feminino e a informação sobre a importância da mamografia e do autoexame, destacando que o diagnóstico precoce pode aumentar significativamente as chances de cura.

A Rede de Atenção à Saúde de Chapecó conta com 26 Centros de Saúde da Família e uma Clínica da Mulher, responsáveis pelo acolhimento e atendimento das demandas em saúde da população-alvo da campanha do Outubro Rosa.

A campanha também buscou desmistificar o câncer de mama e oferecer apoio às pessoas que estão enfrentando a doença, sendo a mulher o foco central do Outubro Rosa, não apenas como paciente, mas também como agente de mudança. Trata-se de um movimento que celebra a força e a resiliência das mulheres, promovendo um ambiente de solidariedade e empoderamento. Através da conscientização e do engajamento, a campanha busca não só salvar vidas, mas também promover uma maior qualidade de vida para todas as mulheres.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
Chape

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?