Mandalas, caixas decoradas, incensário em vidro, pintura em óleo em telas. Essas são algumas das peças produzidas pela artesã Jaqueline Daenecke, que desde 1990 trabalha com o artesanato em Chapecó. Ela utiliza, entre outros materiais, madeira, vidro, semente, pedras, tinta, metais, tecido e verniz para produção de seu artesanato. Jaqueline é uma das artesãs chapecoenses que tem Carteirinha de Artesão, um documento que serve para identificação dos profissionais, além de possibilitar a participação em eventos e exposições da área. A carteirinha nos dá uma segurança e uma identidade para realizarmos o nosso trabalho no dia a dia, comentou Jaqueline.
Atualmente estão cadastrados junto à Secretaria de Assistência Social de Chapecó SEASC - 308 artesãos individuais e 11 associações. Todos têm prazo até sexta-feira (06) para atualizar o cadastro junto a SEASC. Os profissionais devem agendar um horário através dos telefones (49) 3319-1213 ou 3319-1216. Aqueles que ainda não possuem o cadastro e desejam fazer a Carteirinha de Artesão também devem agendar um horário para a realização do cadastro junto a SEASC. O prazo para inicia na segunda-feira (09). É necessário agendar um horário da Secretaria de Assistência Social, pelos telefones (49) 3319-1213 ou 3319-1216 e no dia e horário agendado, apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de inscrição do CNPJ, peças e produtos produzidos para mostrar o trabalho produzido e, para aqueles que possuírem, também os certificados de cursos realizados na área.
De acordo com a Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, os artesãos são acompanhados pela Administração Municipal com atividades e ações previstas na Lei Municipal 6.564 e no Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. O objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local.
Os artesãos de Chapecó comercializam seus produtos no Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Ainda são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação e participação em eventos promovidos no município.