Background

Notícias

Artesãos chapecoenses precisam atualizar cadastro

Compartilhar

Mandalas, caixas decoradas, incensário em vidro, pintura em óleo em telas. Essas são algumas das peças produzidas pela artesã Jaqueline Daenecke, que desde 1990 trabalha com o artesanato em Chapecó. Ela utiliza, entre outros materiais, madeira, vidro, semente, pedras, tinta, metais, tecido e verniz para produção de seu artesanato. Jaqueline é uma das artesãs chapecoenses que tem Carteirinha de Artesão, um documento que serve para identificação dos profissionais, além de possibilitar a participação em eventos e exposições da área. “A carteirinha nos dá uma segurança e uma identidade para realizarmos o nosso trabalho no dia a dia”, comentou Jaqueline.

Atualmente estão cadastrados junto à Secretaria de Assistência Social de Chapecó – SEASC - 308 artesãos individuais e 11 associações. Todos têm prazo até sexta-feira (06) para atualizar o cadastro junto a SEASC. Os profissionais devem agendar um horário através dos telefones (49) 3319-1213 ou 3319-1216. Aqueles que ainda não possuem o cadastro e desejam fazer a Carteirinha de Artesão também devem agendar um horário para a realização do cadastro junto a SEASC. O prazo para inicia na segunda-feira (09). É necessário agendar um horário da Secretaria de Assistência Social, pelos telefones (49) 3319-1213 ou 3319-1216 e no dia e horário agendado, apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de inscrição do CNPJ, peças e produtos produzidos para mostrar o trabalho produzido e, para aqueles que possuírem, também os certificados de cursos realizados na área.

De acordo com a Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, os artesãos são acompanhados pela Administração Municipal com atividades e ações previstas na Lei Municipal 6.564 e no Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. “O objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local”.

Os artesãos de Chapecó comercializam seus produtos no Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Ainda são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação e participação em eventos promovidos no município.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
Chape

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?