Background

Notícias

Esclarecimento à população de Chapecó sobre a Meningite

Compartilhar

São os seguintes os esclarecimentos sobre a Meningite:

“O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município de Chapecó informa que todos os casos de meningite registrados até o momento não apresentam vínculo epidemiológico entre si e, portanto, não caracterizam surto da doença.

Em 2017, até o dia 05 de setembro foram confirmados 16 casos de meningite em geral, sendo sete casos virais, oito bacterianas e um óbito por meningocóccemia confirmado em diagnóstico clínico e laboratorial.

Em relação ao óbito confirmado no município, foram realizadas todas as medidas preconizadas pelo guia de Vigilância Epidemiológica, bem como o controle de possíveis contatos e suspeita de casos novos.

Esclarecemos que a Secretaria de Saúde de Chapecó está em permanente vigilância juntamente com o estado e todas as medidas de bloqueio e controle estão e continuarão sendo adotadas.

O QUE É A MENINGITE?

A meningite é a inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro e a medula espinhal. Causada por vírus, fungos, bactérias e protozoários. As causadas por bactérias são as mais graves.

COMO SE TRANSMITE?

A transmissão ocorre por meio das vias respiratórias, em contato com secreções, gotículas do nariz e da garganta expelidas pela fala, tosse e espirro. Sua transmissão é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação. Pessoas residentes na mesma casa, que compartilham dormitórios ou alojamentos estão suscetíveis ao contágio. O mesmo pode ocorrer em creches, escolas, acampamentos ou locais em que haja aglomeração de pessoas.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Febre

Dor de cabeça intensa Vômito

Rigidez de nuca (pescoço duro) Manchas vermelhas na pele (petéquias)

Em crianças menores de 1 ano deve-se observar a presença de moleira inchada, choro agudo, irritabilidade e recusa de alimentos.

COMO PREVENIR?

• Mantenha todos os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados, principalmente, salas de aula, quartos, locais de trabalho e transporte coletivo;

• Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

• Mantenha higiene rigorosa com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas;

• Evite transitar com crianças em ambientes fechados e mal ventilados.

Crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas contra alguns agentes causadores de meningite com:

- Vacina Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B - recombinante e Haemophilus influenza e tipo b - conjugada)

- Meningocócica Conjugada C

- BCG

- Pneumococo

A Vacinação de crianças e adolescentes deve ser mantida em dia.

VACINAS DISPONÍVEIS GRATUITAMENTE NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO”