O Município de Chapecó tem na educação uma de suas principais bandeiras. Hoje tem 40 Escolas Básicas Municipais - EBM, os 41 Centros de Educação Infantil Municipal e as 02 Escolas Parque Cidadãs. São cerca de 21 mil alunos divididos entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Chapecó. São1826 profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, que constantemente recebem formação para qualificar a cada dia o atendimento prestado aos educandos.
Uma das linhas de atendimento da Rede de Ensino Municipal chapecoense é a educação especial. Direcionada para alunos com deficiências: surdez, cegueira, baixa visão, surdocegueira, deficiência física, deficiência intelectual, alunos com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, desde a educação infantil ao ensino fundamental. Hoje o Município atende 676 na rede de ensino na educação especial, com o apoio de 140 segundos professores, 05 instrutores surdos e 04 intérpretes para alunos surdos.
De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, diante da expansão da educação o município busca a transformação de uma sociedade inclusiva com qualidade, equidade, transformação e igualdade e isso transcorre, segundo ela, em todos os níveis, etapas e modalidades e realiza o atendimento educacional especializado. Para isso, disponibilizamos recursos e serviços, orientamos pais, família, alunos e professores quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular da Rede Municipal de Ensino. Além de primar pela garantia de direitos, acompanhamos e orientamos as necessidades educativas especiais, assegurando o acesso de forma efetiva no ensino regular, explicou.
Para atender essa demanda, o município conta com diversas estruturas e serviços. Entre eles, a Sala de Recursos Multifuncionais. De acordo com Ariete Lauxen, Gerente de Educação Especial do Município de Chapecó, para o atendimento direcionado a esses alunos, o Município de Chapecó dispõe de diversos espaços e serviços para atenção. Um deles é a Sala de Recursos Multifuncionais. Em Chapecó são 42 salas, que tem como principal objetivo apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem. São atendidos nesses espaços, 283 alunos no contraturno escolar.
Curso de Libras
Também é oferecido à comunidade chapecoense os Cursos de Libras. Atualmente estão em andamento os cursos: Curso Básico de Libras na SEDUC todas as segundas-feiras com 45 participantes; Curso Intermediário de Libras EBM São Cristóvão com 30 participantes; Curso Básico de Libras EBM São Cristóvão com 40 participantes; Curso de Libras para professores das Salas de Recursos Multifincionais com 29 participantes; Curso de Libras para turmas de alunos com surdez.
De acordo com Ariete Lauxen, Gerente de Educação Especial do Município de Chapecó, incluir o aluno surdo não é apenas matriculá-lo e agregar aos demais, é sim, o desafiar conhecimento e habilidades. Pensando nisso, o Município oferece curso de Língua Brasileira de Sinais - Libras aos professores que atuam com educandos surdos, familiares dos educandos e comunidade em geral pelo 10º ano consecutivo. Já participaram desta formação aproximadamente 400 pessoas que estão aptas a dialogar em Libras em qualquer situação de rotina. Ela explica que o curso oferecido à comunidade e aos professores favorece a convivência plena entre surdos e ouvintes possibilitando o desenvolvimento integral de todos. A Libra é uma ferramenta para tornar ainda mais inclusiva e próxima a relação entre escola, família e sociedade e que constitui em elemento de identificação dos surdos que compartilham e conhecem os usos e normas e desta forma, interagem cotidianamente em um processo comunicativo eficaz e eficiente, comentou.
NAPPB
Além disso, também existe em Chapecó o NAPPB Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção de Braille. Ele funciona em parceria com a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação e da Gerência de Educação e é uma ação concreta no sentido de expandir o atendimento educacional às pessoas com deficiência visual, assegurando a democratização do acesso e do conhecimento através da produção e impressão de materiais em Braille e produção de livros no formato Daisy. São produzidos livros didáticos em Braille e em Daysi para alunos com deficiência visual que frequentam escolas estaduais e municipais de 38 municípios da região, comentou Sandra.
SASE
Também está em funcionamento no Município o SASE Serviço de Atenção à Saúde do Escolar, que iniciou suas atividades no dia 08 de fevereiro de 2010. Tem como objetivo oferecer assistência nas áreas de psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia e serviço social para crianças e adolescentes de quatro a dezessete anos, com transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares. Atende nas terças e sextas-feiras das 7h às 13h e nas segundas, quartas e quintas-feiras das 13h às 19h. desde seu inicio, o SASE já recebeu aproximadamente 5.496 crianças que recebem atendimentos em grupo com as crianças, adolescentes e pais, além de atendimentos individualizados acontecem de acordo com as necessidades de cada um.
As crianças e adolescentes atendidas no SASE são oriundas das Instituições Educativas da Rede Pública do Município de Chapecó e recebem atendimento no contra turno escolar. São atendidas crianças e adolescentes que apresentarem dificuldades relacionadas à aprendizagem e ao contexto escolar e que estejam influenciando na aquisição das habilidades escolares. Segundo a coordenadora do SASE, Sandra Del Castanhel o serviço auxilia os alunos, escolas e famílias a trabalharem em conjunto. Apontamos como fundamental o trabalho realizado com as famílias e a comunidade escolar, no sentido de construir uma nova percepção da sociedade em relação à infância e a juventude, comentou. Atualmente a equipe do SASE é composta por: 01 coordenadora, 01 auxiliar administrativa, 01 recepcionista, 01 auxiliar de serviços gerais, 01 assistente social, 04 psicopedagogas, 01 psicóloga e uma estagiária de psicologia e 01 fonoaudióloga.
Formação continuada para Profissionais da Educação Especial
A formação e capacitação para os profissionais que atuam na educação especial chapecoense são continuadas e entendidas pela Administração Municipal, como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos. A proposta da formação é dar continuidade à formação dos docentes em um permanente acompanhamento, para complementar, mudar e/ou melhorar a formação já obtida. Além disso, também serve para o aprofundamento de estudos da prática cotidiana do contexto real de desempenho profissional e é direcionada para Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Secretários das Escolas, Articuladores da Seduc, professores das salas de Recursos Multifuncionais, Segundos Professores.
Avaliação Funcional da Visão
A avaliação funcional da visão é um ponto de partida para a compreensão das possibilidades e necessidades educativas especiais, que deverão ser contempladas, no Atendimento Educacional Especializado, na sala de aula comum e na sua vida cotidiana. Através das informações obtidas sobre o funcionamento visual do aluno é possível compreender as possibilidades globais e verificar as necessidades específicas que intervém no processo de aprendizagem e desenvolvimento, eliminando ou diminuindo os obstáculos que dificultam o acesso às atividades escolares e demais atividades da vida cotidiana. Em 2018 foram avaliados e encaminhados 12 alunos da Rede Municipal de Ensino.
Setor Piscossocial
Esse setor tem como objetivo prestar Consultoria e Assessoria às Instituições Educativas, tratando de assuntos técnicos psicossociais, com orientações a Gestão, professores, pais e responsáveis e educandos; Formações para Gestores e Coordenadores; visitas domiciliares, às instituições de ensino em situações graves e/ou urgentes; observação de educandos; contato com profissionais; discussão de casos em rede e revisão e elaboração de relatórios. Além de palestras ministradas pelos profissionais do Setor; participação em Conselhos do Município; em eventos; capacitações profissionais, a fim de instrumentalizar a equipe de Gestão dos CEIMs e EBMs, e primar pela condição de aprendizagem e bom relacionamento interpessoal no contexto escolar. O Setor conta atualmente com profissionais de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia. A diversidade de formações profissionais no Setor permite trocas ricas de informações e conhecimento, objetivando a excelência nos atendimentos, afirmou Mariana Vargas Becker, coordenadora do Setor de Psicossocial.