A pré-temporada da Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unochapecó está a todo o vapor. O grupo de jogadores, a comissão técnica e o staff têm trabalhado em dois turnos desde a apresentação, no dia 3 de fevereiro. Atletas do grupo adulto passam por teste ergométrico na clínica Hirsch Machado Cardiologia, em Chapecó.
Nesta semana, além dos treinamentos no ginásio, na academia e em quadra de areia, os 19 atletas do elenco adulto passaram por testes ergométricos. Os exames ocorreram na clínica Hirsch Machado Cardiologia, localizada no edifício Salutare, no Centro de Chapecó. As atividades foram acompanhadas pelos médicos Rodrigo Hirsch Machado e Rodrigo Borbolato.
O teste ergométrico tem papel relevante. A gente tem o hábito de fazer na pré-temporada, e ele nos traz informações muito importantes em relação à condição clínica e cardiológica do atleta, para entender como que o aparelho cardiovascular vai se comportar frente ao esforço extenuante ao longo da temporada. É um teste programado, individualizado, de bastante acurácia clínica, que avalia de forma geral o aparelho cardiovascular de atletas, muitas vezes, assintomáticos, explicou Borbolato.
O exame tem benefícios médicos, como prevenção de alguns problemas que a gente tem visto muito na mídia, acidentes, coisas que não eram para acontecer em campo, com parada cardíaca, e, eventualmente, um atleta acaba falecendo. Muitas dessas arritmias podem ser prevenidas através do teste de esforço, onde o exame é realizado de uma maneira que o atleta esgote toda a capacidade física em ambiente controlado, comentou Hirsch.
O outro benefício do teste ergométrico é avaliar a capacidade individual. No começo e durante a temporada, a gente consegue avaliar o desempenho físico do atleta e saber a capacidade física, para orientar o treinamento deles e ver a evolução do atleta ao longo do ano, acrescentou Hirsch.
Desafios na temporada
A Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unochapecó vai disputar competições importantes em 2025. Destaque para o Campeonato Brasileiro, previsto para começar em maio. O Verdão das Quadras também já manifestou, oficialmente, o interesse de jogar o Estadual Série Ouro, da Federação Catarinense de Futsal. A definição deverá ocorrer no dia 22 de fevereiro, durante arbitral.
Mais dois torneios fazem parte do calendário do time adulto da Chape Futsal. Em questão, a Copa Santa Catarina e os JASC. O primeiro amistoso está agendado para 1 de março, às 19h, diante do Catanduvas, fora de casa.
CRÉDITO DAS FOTOS: @rogersilva_fotografia/Chapecoense Futsal