Representantes da Bahia estiveram em Chapecó na sexta-feira (21) para conhecer o Ambulatório de Lesões de Pele. Esse serviço, oferecido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza atendimentos de pacientes portadores de feridas e pacientes ostomizados. O Ambulatório de Lesões de Pele de Chapecó é referência em tratamentos de lesões para toda a região sul do país. Vários secretários de saúde e enfermeiros já visitaram o serviço para conhecer o serviço e levar de modelo para seus municípios.
Estiveram em Chapecó Ceres Costa- Consultora e Auditora, Lorena Almeida - Assessoria de planejamento, Silvana Diaa - Diretora de Atenção Programática e Especializada da Prefeitura Municipal de Vitória de Conquista. Além deles, ainda Elmo Luiz Backes, Henrique Prado, Maycon Sarnad da Prefeitura da Bahia.
De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Lesões de Pele, Claudia Polippo, o Ambulatório de Lesões de Pele foi criado em 2008, pois constatou-seque havia uma demanda elevada de portadores de feridas em Chapecó. Evidenciou-se a necessidade de redirecionar o enfoque até então dado ao tratamento dos portadores de feridas. Verificou-se a necessidade de disponibilizar um padrão de abordagem multidisciplinar, para que uma assistência mais satisfatória ao portador de ferida fosse alcançada.
No Brasil, as feridas constituem um sério problema de saúde pública, devido ao grande número de doentes com alterações na integridade da pele, embora sejam escassos os registros desses atendimentos. A assistência e o tratamento do portador de ferida é dinâmico e deve acompanhar a evolução científico-tecnológica.
Tipo de lesões que são atendidas no ambulatório de lesões: Úlceras venosas, arteriais, lesões por pressão, mista, traumática, oncológicas, pé diabético, queimados, picada de animais peçonhentos, dentre outros. Além de todos os pacientes estomizados e urostomizados cadastrados no município. O ambulatório atende também os pacientes acamados que são deslocados com ambulância para receberem atendimento.