Foram entregues na tarde de sexta-feira, no auditório da Prefeitura de Chapecó, certificados para 46 estudantes que concluíram o curso do Programa de Iniciação ao Trabalho.
Numa parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina CIEE, foram oferecidas 30h de capacitação a jovens com mais de 14 anos de idade.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Elisiani Sanches, o objetivo do projeto é qualificar os jovens para o mercado de trabalho.
Os estudantes aprendem sobre temas como ética, postura, hierarquia e relação interpessoal, entre outros. O encaminhamento é feito pelos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), disse Elisiani.
O coordenador do CIEE Chapecó, Gabriel Reisdorfer, destacou que outro ponto do curso é a orientação para a construção de um currículo.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que a iniciativa é muito importante no início de caminhada dos jovens.
Eu quando era jovem, comecei tentando ser engraxate e vendedor de picolé. Não deu certo mas não desisti. Agora tenho mais de 30 anos de Rádio e Televisão, fui deputado estatual, deputado federal e prefeito. Vocês podem ser prefeito, pedreiro, advogado, o que vocês quiserem, disse João Rodrigues.
Um dos que recebeu o certificado foi Andry Jhosnier Veliz Cabrera, que mora na Efapi, tem 14 anos e está terminando o Ensino Fundamental. Ele é venezuelano e há três anos mora no Brasil, com os pais, três irmãos e uma prima. A prima, Darlin Alvarez, e a irmã Adriannys, o acompanharam até a Prefeitura.
Agora quero buscar um emprego e no futuro gostaria de ser engenheiro mecânico, Andry. Para ele o futuro está só começando.
O vice-prefeito, Itamar Agnoletto, a primeira dama, Fabiana Rodrigues, e o vereador Wilson Cidrão participaram da solenidade.