Órgão Gestor


SECRETARIA DE CULTURA DE CHAPECÓ


Instituída pela Lei complementar 498 de 17 de dezembro de 2012, a Secretaria de Cultura de Chapecó - SECUL foi a primeira secretaria exclusiva de cultura no Estado de Santa Catarina. A SECUL é o órgão gestor do Sistema Municipal de Cultura de Chapecó, ou seja, é responsável pela coordenação do sistema e pela execução das políticas públicas da área da cultura no município. Dentre as atribuições de responsabilidade do órgão gestor, podemos destacar: organização de atividades do calendário cultural da cidade; realização ou apoio a eventos e projetos da sociedade; desenvolvimento de ações culturais em conjunto com outras políticas públicas; e a prestação de serviços culturais permanentes: criação e manutenção de espaços culturais, registro, proteção e promoção da memória e do patrimônio cultural (material e imaterial);

A Secretaria de Cultura de Chapecó atua como articuladora, promovendo parcerias com diferentes entidades ligadas às artes e à cultura, e no planejamento, desenvolvimento e monitoramento cultural de Chapecó, através de três eixos:


Formação: por meio do Programa Arte Cidadã, que oferece cursos à comunidade de forma gratuita, e da Escola de Artes de Chapecó, que oferece à comunidade cursos com valores acessíveis.


Difusão e fruição: através da manutenção de equipamentos culturais que promovem o acesso a bens culturais e artísticos. Tambémcom a realização de diversos eventos que contribuem com o desenvolvimento das linguagens e formação de plateia, além de agirem transversalmente com outras áreas, como educação, saúde, turismo, etc.;


Políticas públicas: principalmente através do Sistema Municipal de Cultura, que tem como premissa a gestão de políticas públicas de forma pactuada com a sociedade civil e em ação conjunta com os entes da federação (Estado e União). Cada parte do sistema gerencia eixos imprescindíveis para o desenvolvimento cultural, tendo como principal foco o “CPF da cultura”: Conselho (composto paritariamente pela sociedade civil e poder público, responsável por pensar toda a política cultural do município), Plano (documento que prevê ações essenciais ao desenvolvimento cultural em um prazo de dez anos) e Fundo (mecanismo que garante o desenvolvimento artístico e cultural através do financiamento de projetos da sociedade civil). O sistema é ainda um mecanismo que garante o desenvolvimento da área para além das gestões municipais.


MISSÃO INSTITUCIONAL

Desenvolver políticas públicas que assegurem ao cidadão o acesso à cultura, valorizando a produção artística regional, preservando o patrimônio e memória, por meio de gestão ética, transparente e inovadora.


VISÃO INSTITUCIONAL

Ser referência nacional no estímulo à Arte e Cultura, com excelência no ensino, pesquisa, produção, divulgação e preservação do patrimônio histórico e memória.


SECRETÁRIO DE CULTURA


Nemésio Carlos da Silva.

Graduação em Farmácia (1980) e em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981). Especialização em Ciência dos Alimentos (2001) pela Fundação Universidade do Contestado - UnC. Mestre em Políticas Sociais e Dinâmica Regionais (2016) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Atualmente professor titular da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, nas disciplinas de Farmacotécnica, Gestão da Qualidade, Fitoterapia, Ética, Deontologia e Legislação Farmacêutica e Farmácia e Sociedade.

Contato: culturagabinete@chapeco.sc.gov.br

(49) 3319-1010

Secretaria de Cultura

SECUL - Secretaria de Cultura (Administrativo)
R: Assis Brasil, 20D – Centro
CEP: 89801-222 Chapecó, SC

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