Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella


Criada em 18 de novembro de 1940 pelo Decreto n° 21, a Biblioteca Pública Municipal passou a se chamar “Neiva Maria Andreatta Costella” pela Lei Nº 2517/1984.

Com mais de 80 anos de fundação, a Biblioteca oferece à comunidade os serviços de: pesquisa, empréstimo de obras, espaço para leitura, consulta aos jornais diários, espaço infantil com jogos e livros, acesso a computadores com internet, rede wi-fi e programação cultural.

Quem foi Neiva Maria Andreatta Costella?

Neiva Maria Andreatta Costella nasceu em 15 de junho de 1950 na cidade de Catuípe, no Rio Grande do Sul. Concluiu o segundo grau no Colégio Bom Pastor em Chapecó.

Especializou-se em Arte Culinária e Pintura em Porcelana. Aperfeiçoou-se em Administração Pública de Biblioteca, no Rio de Janeiro, junto ao IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Lecionou Arte Culinária e Pintura em Porcelana em Chapecó, Nonoai e Xanxerê. Realizou movimentos de arte, exposições individuais e apresentações de grupos teatrais. Neiva era esposa de Oracílio Costella e mãe de Gustavo Henrique Costella e Samille Rosa Costella.

Desenvolveu um trabalho como diretora da Biblioteca Pública Municipal de Chapecó no período entre 1978 e 1983, falecendo em 25 de dezembro de 1983.

A Biblioteca tem seu nome desde 24 de abril de 1984, através da lei nº 2517, em homenagem aos serviços prestados na área educacional e cultural como incentivadora da arte chapecoense.

Abertura de cadastro na Biblioteca:

  • A abertura do cadastro pode ser feita pessoalmente na Biblioteca ou remotamente pelo Whatsapp (49) 2049-9002
  • É necessário apresentar documento de identidade e um comprovante de residência atualizado. O cadastro pode ser feito por pessoas de qualquer idade, quando menores de 12 anos acompanhados pelos pais ou responsáveis.
  • Ao abrir cadastro na Biblioteca Pública você pode emprestar até 3 livros simultaneamente pelo prazo de 30 dias, podendo renovar uma vez por igual período.
  • O empréstimo deve ser feito somente pelo titular do cadastro mediante senha pessoal
  • Ao emprestar materiais bibliográficos você precisa:
  • Respeitar o prazo de devolução. Caso houver atraso na data de devolução será cobrado o valor de R$0,50 centavos por dia e por obra em atraso.
  • Devolver o livro nas condições que o retirou.
  • Repor o livro em caso de perda.
  • Comunicar qualquer mudança de endereço e de contato

Consulta ao Acervo:

Ao acessar o catálogo online de obras da Biblioteca Municipal Neiva Maria Andreatta Costella você pode consultar as obras disponíveis, renovar seu empréstimo e reservar obras.

Clicando Aqui..


Endereço e contato:

Endereço: Rua Benjamin Constant, 110 E, Bairro Centro, CEP: 89802-200

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 07h às 19h

E-mail: bibliotecapm@chapeco.sc.gov.br

Telefone:(49) 2049-9003 ou (49)2049-9002

Whatsapp: (49) 2049-9002


A Biblioteca é composta pelos seguintes setores:

  • Setor de Empréstimo:

Responsável por emprestar livros aos sócios. São disponibilizados livros de literatura, técnicos, infantis, juvenis, didático, autoajuda, literaturas exigidas em vestibulares, acervo em braille, audiolivros e outros.

  • Setor de Processamento Técnico:

Nesse setor é realizado o recebimento das obras adquiridas por doação ou compra. Posteriormente é realizada a conferência, catalogação e classificação de todos os materiais bibliográficos de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e o Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2) e após a impressão de etiquetas para identificação das obras nas estantes.

  • Setor de Restauração:

Desenvolve o trabalho permanente de conservação, preservação e recuperação das obras que compõem o acervo.


GUIA DE BASES DE DADOS DE ACESSO LIVRE

Este guia foi elaborado pela acadêmica do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Unochapecó Nádia Kunzler durante o estágio obrigatório na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella. O objetivo deste guia é ampliar as possibilidades de busca dos usuários da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella.

O guia aborda as bases de dados de acesso livres mais conhecidas, de conteúdo multidisciplinar ou específico, organizadas em ordem alfabética e com link direto para o site de pesquisa.

As bases de dados são fontes de informação confiáveis, com publicações originais e de qualidade, pois passam por rigoroso processo de seleção, desta forma, contribuindo para aumentar o universo de pesquisa dos usuários.

ARCA

Descrição: Repositório Institucional da Fiocruz. Sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição; visa estimular a mais ampla circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde.

Assunto: Saúde.

ARXIV

Descrição: Acesso aberto a documentos em física, matemática, ciência da computação, biologia quantitativa, finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica e ciência de sistemas, e economia.

Assunto: Muldisciplinar.

BIBLIOTECA DIGITAL DA CÂMARA DE DEPUTADOS

Descrição: A Biblioteca Digital da Câmara de Deputados disponibiliza arquivos multimídia, livros, revistas.

Assunto: Direito.

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)

Descrição: O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

Assunto: Multidisciplinar.

BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA

Descrição: A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Disponibiliza conteúdo da área jurídica, atos administrativos, doutrina e repositório institucional.

Assunto: Direito.

BIBLIOTECA DE LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Descrição: É a maior biblioteca digital de literatura brasileira e portuguesa.

Assunto: Obras literárias.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS)

Descrição: O Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe (AL&C). É desenvolvido e operado pela BIREME em 3 idiomas (inglês, português e espanhol).

Assunto: Saúde.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – MEDICINA VETERINÁRIA E

Descrição: Fontes de informação científica em texto completo.

Assunto: Medicina Veterinária e Zootecnia.

DIRECTORY OF OPEN ACESS JOURNALS (DOAJ)

Descrição: Acesso a periódicos de alta qualidade, revisado por pares.

Assunto: Multidisciplinar.

DIRECTORY OF OPEN ACESS BOOKS (DOAB)

Descrição: Livros de acesso aberto.

Assunto: Multidisciplinar.

EUMED.NET – ENCICLOPÉDIA VIRTUAL

Descrição: Livros e revistas de acesso aberto.

Assunto: Ciências Sociais, Direito e Economia.

LIVIVO - THE SEARCH PORTAL FOR LIFE SCIENCES

Descrição: A LIVIVO se baseia em informações científicas relevantes das áreas de medicina, saúde, nutrição e ciências ambientais e agrícolas do ZB MED. Ele permite que os pesquisadores encontrem o que precisam de graça usando uma interface de pesquisa padronizada.

Assunto: Saúde, ciências ambientais e agrícola.

OASISBR - PORTAL BRASILEIRO DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTIFICA

Descrição: É um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do Oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

Assunto: Multidisciplinar.

PORTAL CATARINA

Descrição: Obras, autores e acervos literários catarinenses à disposição dos leitores em geral, dos alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, dos professores e pesquisadores interessados direta ou indiretamente em literatura. A ideia é tornar acessível uma série de conteúdos e de informações que dão um panorama da vida intelectual (literária sobretudo) do Estado de Santa Catarina, desde o século XIX, permitindo uma visão crítica das obras aqui produzidas.

Assunto: Literatura catarinense.

PORTAL DE LIVRE ACESSO À PRODUÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Descrição: Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação

  • é um repositório institucional que disponibiliza informações sobre a produção científica e a memória da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação -Intercom.

Assunto: Ciências da Comunicação.

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES

Descrição: Além do acesso restrito, o Portal de Periódicos da CAPES reúne diversos portais de acesso aberto.

Assunto: Multidisciplinar.

PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO

Descrição: Biblioteca digital de referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Tem o objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Assunto: Multidisciplinar.

PUBMED

Descrição: Compreende mais de 28 milhões de citações de literatura biomédica da MEDLINE, revistas de ciências da vida e livros on-line. As citações podem incluir links para conteúdo em texto integral do PubMed Central e sites da Web do editor.

Assunto: Saúde.

REDE BHL SCIELO – COLEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO EM BIODIVERSIDADE

Descrição: A Rede BHL SciELO tem como objetivo contribuir para a indexação, qualificação, publicação, acesso e interoperabilidade de informação científica em Biodiversidade. Integra as Redes gBHL e SciELO.

Assunto: Biodiversidade.

REPOSITÓRIO CIENTÍFICO DE ACESSO ABERTO DE PORTUGAL(RCAAP)

Descrição: Acesso a milhares de documentos científicos, de todas as áreas, produzidos em Portugal.

Assunto: Multidisciplinar.

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFSC

Descrição: O Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como missão armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso a produção científica e institucional da UFSC (teses, dissertações, revistas, artigos, apresentações, programas, imagens,livros).

Assunto: Multidisciplinar.

REVISTAS DE LIVRE ACESSO (LIVRE)

Descrição: Desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN),disponibiliza acesso à periódicos de todas as áreas do conhecimento.

Assunto:Multidisciplinar.

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO)

Descrição: É uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

Assunto: Multidisciplinar.

SCIELO LIVROS

Descrição: A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam.

Assunto: Multidisciplinar.

SCIENTIFIC PERIODICALS ELECTRONIC LIBRARY (SPELL)

Descrição: A biblioteca eletrônica SPELL Scientific Periodicals Electronic Library, é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.

Assunto: Multidisciplinar.

WORLD WIDE SCIENCE

Descrição: O WorldWideScience.org é um portal de ciência global composto por bancos de dados e portais científicos nacionais e internacionais. O WorldWideScience.org acelera a descoberta científica e o progresso, oferecendo uma busca completa de bancos de dados de todo o mundo.

Assunto: Multidisciplinar.

Lei 6.793-Regulamenta descarte e doações de livros na Biblioteca Pública Municipal Neiva Costella Download
PORTARIA INTERNA Nº 18 - POLITICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLECOES BPM. Download
Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS