Memorial Paulo de Siqueira


O Memorial Paulo de Siqueira, localizado na Av. Getúlio Vargas na base do monumento “O Desbravador” no centro de Chapecó-SC, anteriormente denominado “Galeria de Artes Paulo de Siqueira”, passou a denominar-se “Memorial” a partir de sua inauguração em dia 13 de outubro de 2005, pela Lei nº 4.891/2005 e acolhe obras e pinturas de Paulo Batista de Siqueira, artista plástico, pintor, escultor, ceramista e paisagista.

Suas obras foram produzidas com o restos de materiais industrializados, como barras de ferro, placas de aço e peças de máquinas e sucatas em geral. O Acervo que expõe parte de suas obras, como esculturas, pinturas e esboços, fotografias e textos informativos e documentais, oferecendo um panorama amplo e detalhado sobre a vida do artista e a calçada em pedras portuguesas que representam a flora regional no entorno do Monumento;

Nos acervos do Memorial estão inúmeras obras que abrangem uma composição de objetos históricos e uma parte do acervo de obras e objetos doados ao município pelo amigo Dr. Ihunes

O Memorial Paulo de Siqueira desde a sua inauguração, vem se constituindo importante espaço de visitação turística e de difusão da Arte e Cultura de Chapecó. No Memorial Paulo de Siqueira constata-se algumas obras baseadas em Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, pois Paulo de Siqueira se imaginava e se autoretratava como o Dom Quixote de La Mancha, porque entendia que todo artista é um sonhador.

Ainda, o Memorial faz parte de um conjunto de bens tombados do Município de Chapecó. Localizados no canteiro central da Avenida Getúlio Dornelles Vargas ao lado da Catedral Santo Antônio - Igreja Matriz os Tombamentos definitivos do Monumento "O Desbravador", do Memorial "Paulo de Siqueira", do Acervo "Paulo de Siqueira" e da Calçada do entorno do Monumento "O Desbravador" ficam homologados pelo Decreto Nº 38.545/2020.


Paulo de Siqueira

Paulo Batista de Siqueira, nascido em 26 de julho de 1949, em Soledade/RS, filho de Maria Batista de Siqueira. Graças ao trabalho de sua mãe como cozinheira no Instituto de Educação em Passo Fundo, Paulo pôde estudar naquele educandário até o segundo ano do colegial. Desde cedo se destacou como exímio desenhista; gostava de caricaturar seus professores.

Aos 16 anos, realizou sua primeira exposição individual em Passo Fundo. A partir de então, abandonou o ensino formal e se dedicou ao estudo das artes plásticas, orientado por mestres como Solano Finardi e Laura Borges, em pintura; Chico Stokinger e Dalme Rauen, na escultura.

Portinari, Miró, Salvador Dalí, Van Gogh foram suas fontes inspiradoras. Participou, em 1965, da I Feira de Artes Plásticas de Porto Alegre/RS, recebendo menção honrosa. Aos 23 anos ganhou o Concurso de Carros Alegóricos na Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS. Autodidata, apaixonado pela caricatura, escultura, cerâmica, jornalismo e decoração; dedicou-se à pintura, como dizia, “para descansar da estafante arte da escultura”. Mas, nem por isso era menos versado na arte das tintas e cores.

Organizou e participou de dezenas de exposições individuais e coletivas. Deixou sua marca em importantes murais pintados em edifícios públicos de Chapecó/SC, Passo Fundo/RS, São Miguel do Oeste/SC, Maravilha/SC, Joaçaba/SC e outros; e em aproximadamente 60 esculturas majestosas em centenas de cidades do Brasil e do exterior.

Na escultura, usava preferencialmente a sucata como matéria-prima; criando obras absolutamente originais, inspiradas em figuras mitológicas e simbólicas, referentes a lendas ou etnias. Foi um grande carnavalesco, por várias vezes Rei Momo em Passo Fundo/RS, e decorador de carnavais de salão, festas e boates.

O artista faleceu no dia 30 de julho de 1996, mas sua arte e seu espírito de Dom Quixote continuam vivos em todos os que o conheceram e têm contato com suas obras.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, Canteiro Central, S/N – Centro, Chapecó/SC. CEP: 89802 – 000

Agendamentos: temporariamente fechado para visitação presencial.

Telefone/WhatsApp: (49) 3321-8509

E-mail:museuadministrativo@chapeco.sc.gov.br



Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS