Programa Arte Cidadã


O Programa Arte Cidadã é uma proposta de trabalho itinerante que visa democratizar na comunidade chapecoense o acesso aos bens culturais e ao saber. Ofertado desde 2008, busca atender gratuitamente através da formação humana e até mesmo profissional. Os alunos podem ingressar nos cursos a partir dos 08 anos de idade. Os cursos abrangem diferentes linguagens artísticas, como a música, a dança, o teatro.

Cursos oferecidos em 2024:

Dança Livre/ Danças Urbanas

Violão Popular

O cursos são ministrados nos seguintes espaços:

Escola de Artes de Chapecó

Centro de convivência do Seminário

Centro de convivência do Distrito de Marechal Bormann

Centro de convivência do Santo Antônio

Centro Social Ilma Rosa de Nes - Saic

EBM Padre José de Anchieta

escoladeartesdechapeco.com.br

Contato pelo telefone/ WhatsApp: (49) 3322 3690

E-mail: atend.escoladeartes@chapeco.sc.gov.br

Av. Nereu Ramos, 729 E, Centro, Chapecó - SC

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Objetivos de cada área:

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MÚSICA

Proporcionar o desenvolvimento teórico – prático do ensino musical interpretativo; contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo;

Desenvolver os aspectos: técnico e interpretativo de acordo com os conteúdos programáticos específicos de cada instrumento;

Ao desenvolver a percepção e domínio dos códigos que envolvem a linguagem musical, incentivar também a composição de pequenas estruturas musicais;

Proporcionar conhecimento de conceitos e características de períodos da História da Música, seus compositores e suas composições, respectivamente;

Promover a técnica (leitura melódica, rítmica, harmônica, etc.) bem como a interpretação (estilo, época, articulações, fraseados, etc.);

Estabelecer e explorar a qualidade e variedade dos ritmos e melodias individuais em pequenos e grandes grupos;

Ampliar a capacidade de observar, perceber, analisar, refletir, criar, agir, participar teoricamente com o som em relação ao meio como membro de uma comunidade.

Desenvolver a prática da música em conjunto.

Construir repertório dos mais variados períodos históricos e suas técnicas específicas de interpretação.

Incentivar a participação em eventos didáticos e externos.

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DANÇA

Despertar o interesse pela arte da Dança;

Proporcionar o conhecimento e a valorização do próprio corpo através da percepção, experimentação e descoberta das diversas possibilidades de movimento do corpo;

Viabilizar a realização de atividades específicas para o desenvolvimento da criatividade, coordenação motora, flexibilidade e correção postural com exercícios de alongamento, força, equilíbrio e lateralidade.

Proporcionar o acesso aos diferentes ritmos musicais através de aulas dinâmicas, coreografias e apresentações culturais.

Valorizar a bagagem cultural dos alunos e ampliar a capacidade de expressar formas corporais e movimentos a partir de informações, estimulações e experimentações da relação do corpo no espaço temporal, ritmo temporal e na dinâmica;

Perceber a necessidade de capacitar o corpo a manifestar-se formal e funcionalmente através das habilidades técnicas específicas;

Proporcionar dinâmicas educativas de integração entre os alunos, professor e comunidade;

Ampliar a capacidade de observar, perceber, analisar, refletir, criar, agir, participar com o corpo em relação ao meio como membro de uma comunidade;

Perceber o corpo como veículo de manifestação do movimento e expressão como Arte e como Educação;

Compreender as relações que são estabelecidas entre corpo, dança e sociedade;

Incentivar a participação em eventos didáticos e apresentações artístico-culturais;

Oportunizar o acesso, conhecimento e reconhecimento das diferentes linguagens artísticas;

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TEATRO

Desenvolver o teatro como ferramenta de comunicação;

Promover pensar crítico através da observação e experimentação de técnicas e improvisações no corpo;

Desenvolver a capacidade de pesquisa e criação;

Incentivar o conhecimento da linguagem teatral, suas especificidades e seus desdobramentos;

Tornar conhecidos os elementos da linguagem teatral e a história do teatro, bem como questões sobre dramaturgia, linguagem cênica na concepção da encenação e da criação do espetáculo teatral;

Desenvolver a formação física e psíquica dos alunos a partir das potencialidades criativas, atingindo o domínio da técnica, da sensibilidade e da expressividade artística;

Possibilitar o conhecimento prático aliado à formação teórica, proporcionando uma visão do fenômeno teatral como forma de conhecimento crítico da realidade e de uma atuação artística transformadora através de aulas práticas, teóricas e apresentações.

Incentivar a participação em eventos didáticos e apresentações artístico-culturais.

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