Programa Arte Cidadã


Programa Arte Cidadã

O Programa Arte Cidadã é uma proposta de trabalho itinerante que visa democratizar na comunidade chapecoense o acesso aos bens culturais e ao saber. Ofertado desde 2005, o projeto busca atender uma demanda social no intuito de proporcionar a formação integral do sujeito. Os alunos podem ingressar nos cursos a partir do 08 anos de idade, não havendo restrição de idade final. Os cursos abrangem diferentes linguagens artísticas, como a música (violão, cordas, sopros, percussão sinfônica, coro da orquestra, teoria musical) o teatro, a dança (jazz). Cada uma delas proporciona, gratuitamente, um tipo de experiência cultural e desperta a possibilidade de formação humanística e profissional. O programa conta com mais de 10 profissionais (alguns efetivos e alguns contratados em regime temporário, pela prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Cultura), os quais atendem em torno de 1000 alunos por ano, dos quais em torno de metade são crianças e ou adolescentes, em diferentes espaços, tais como:


ESPAÇOS E ATIVIDADES – 2019



Centro Social Ilma Rosa de Nes - SAIC

Responsável: Reani

Telefone: 3323-6989

Atividades:

Violão – quinta-feira - manhã e tarde

Programa VIVER

Responsável: Elisiane

Telefone: 3329-0489

Atividades:

Coral – quinta-feira – tarde

SEASC

Responsável: Andreia/Cristiane

Telefone:3319-1218

Socioeducativo Seminário

Telefone:3322-5551

Violão e percussão - segunda-feira – manhã e tarde

Socioeducativo Distrito de Marechal Bormann

Resp: Lidiane

Fone: 20499284

Atividade:

Violão - segundas à tarde

Arte Jovem Passo dos Fortes

Telefone: 3323-7773

Atividades: Violão – terça-feira – manhã e tarde



CENTRO DE CULTURA E EVENTOS

Responsável: Grasieli

Telefone: 3319-1012/98804-7639

Atividades:


Teatro - terça – manhã, quarta - tarde e segunda - noite

Violão- terça e quarta – manhã tarde, quinta – noite, segunda- noite e sexta – manhã e tarde

Viola de arco – quarta manhã e noite, quinta- tarde e noite, sábado – manhã

Violino – segunda, terça, sexta – manhã e tarde, sexta – noite, sábado – manhã, quarta – manhã, quinta-manhã e tarde, segunda - manhã

Violoncelo – segunda e sexta – tarde e noite, quarta e quinta – manhã, sábado – manhã, quarta - noite

Percussão e bateria–sexta – manhã, quinta – tarde e noite, terça – tarde, quarta – manhã

Coro Orquestra Sinfônica – segunda e quarta – noite

Coro jovem – sábado – manhã

Grupo Vocal Feminino – quinta – noite

Orquestra Sinfônica – sábado – tarde

Orquestra de Violões – terça – noite

Sopros – quinta – manhã, tarde e noite, segunda – manhã

Unoesc

Responsável: Sandra

Telefone:99971-2673

Atividades:

Canto Coral – quinta-feira – tarde

Percussão – segunda-feira – noite

Unochapecó

Responsável: Gustavo

Telefone: 99985-2727

Atividade:

Violino – terça-feira – manhã e tarde

Violoncelo – terça-feira – tarde

CEU das Artes e Esportes Unificados – Efapi

Responsável: Vinicius

Telefone: 3319-1272

Atividades:

Violão – terça-feira – manhã, tarde e noite

Violino – sexta-feira – manhã e tarde

Teatro – segunda-feira – manhã e tarde

Programa VERDE VIDA

Responsável: Vinícius

Telefone: 3322-2587

Atividades:

Violino – quinta-feira – manhã e tarde

Violoncelo – sexta-feira – manhã

Círculo Italiano

Responsável:Zelinda

Telefone:3329-5433

Atividade: Canto coral – Canto coral – sexta-feira – noite (no Centro de Cultura e eventos Plinio Arlindo de Nes)

Cruz Vermelha – SÃO CRISTÓVÃO

Responsável: Rosinha

Telefone: 98441-4490

Atividades:

Violão – quarta-feira – manhã e tarde

Salão Comunitário - ALTO DA SERRA

Responsável: Joceli

Telefone: 99108-1206

Atividades:

Violão – segunda-feira – manhã e tarde

Ebm Rui Barbosa

Resp: Sinara

Telef: 33214171

Atividade:

Violino – quinta-feira – manhã

Sede Figueira

Resp: Rosane

Fone: 33249812

Atividade:

Canto coral - sextas à noite



Responsabilidades referentes ao Programa Arte Cidadã – Secretaria de Cultura de Chapecó

Os horários deverão ser cumpridos com disciplina e pontualidade. Para os alunos menores de idade, cabe aos pais ou responsáveis levá-los e buscá-los, a Secretaria de Cultura de Chapecó apenas se responsabiliza por cuidar das crianças dentro da sala de instrução, durante o horário da sua respectiva aula. Em função do espaço ser usado para várias outras atividades artísticas, culturais, administrativas, de estudo e exposições, concomitantemente, o silêncio deverá ser respeitado em todas as repartições do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Durante o período em que o aluno estiver no espaço, é necessário:

Cuidar da limpeza do ambiente;

Jogar o lixo nas lixeiras;

c) Não tocar em objetos e/ou equipamentos que não dizem respeito aos cursos;

d) Não correr nos espaços;

e) Não comer ou deixar alimentos no espaço interno;

f) Evitar saídas e entradas desnecessárias;

g) Zelar pelo espaço e patrimônio de um modo geral.

Cada aluno é responsável por providenciar material pessoal (lápis, borracha, caderno, etc.).

A Secretaria de Cultura de Chapecó não se responsabiliza por danos, perdas e roubos dos objetos e instrumentos particulares de cada aluno.

Apostilas e demais materiais didáticos poderão ser fornecidos pela Secretaria, e cabe ao aluno mantê-los e trazê-los.

Para os cursos em que são necessários instrumentos musicais, é dever de cada aluno providenciar o seu. Quando isso não for possível, a Secretaria, mediante termo, poderá emprestar. Sendo assim, o aluno deve zelar pelo material sob pena de arcar com o prejuízo.

Quando precisar de algo, o aluno deve solicitar ao professor.

Nas aulas, o compromisso dos professores é instruir e cobrar as instruções, ensaiar, tirar dúvidas e acompanhar a evolução de cada aluno, sendo que a prática dos exercícios e aperfeiçoamento das habilidades deverá ser desenvolvida, em casa, pelos próprios alunos.

Os alunos devem tratar os colegas, os professores e demais funcionários com respeito.

Todos são responsáveis pela economia de água e energia. Portanto, depois de usar, todos devem se certificar se as torneiras foram fechadas e as lâmpadas desligadas.

A fim de evitar o consumo compulsivo de copos descartáveis, os alunos deverão portar sua garrafinha.

A fim de não prejudicar os demais colegas, cada aluno(a) deverá se comprometer quando participar de eventos e apresentações em que a Secretaria se fizer presente, sendo que tais compromissos serão comunicados, com antecedência, pela instituição, através de bilhetes e combinados entre professores e alunos.

O aluno que faltar no último ensaio antes de qualquer apresentação, sem justificativa com antecedência, não poderá participar da apresentação.

Os alunos que somarem 3 faltas consecutivas, sem justificar com antecedência, terão matrícula cancelada.

Em caso de indisciplina, o aluno será chamado para conversar. Caso não seja resolvido, os pais serão chamados e o aluno poderá ter matrícula cancelada.

Alunos que desistirem do(s) curso(s) que estiverem frequentando, no decorrer do ano, não poderão se inscrever para qualquer outro curso da Secretaria de Cultura por um período de 1 ano, salvo motivo de saúde comprovado por Atestado Médico.

Dentro de cada linguagem e atividade específica desenvolve-se o planejamento anual com os conteúdos programáticos. Este é organizado considerando a carga horária do curso e do professor. Também são elaborados cronogramas de atendimento para que se possam atender as demandas de acordo com a bagagem temática de cada área.

Os professores discutem entre si, uma vez que as áreas de teatro, música e dança são afins, atividades teóricas e práticas a serem desenvolvidas com os alunos ao longo do ano letivo que também leva em conta o calendário escolar.

Assim, cada área artística trabalhada no projeto, através da arte, sensibiliza pessoas para ações mais humanizadas e transformadoras.

Logo, mais especificamente, cada área também tem seus objetivos:


MÚSICA:

Proporcionar o desenvolvimento teórico – prático do ensino musical interpretativo; contribuindo para a formação artística, cultural, histórica e social do indivíduo;

Desenvolver os aspectos: técnico e interpretativo de acordo com os conteúdos programáticos específicos de cada instrumento;

Ao desenvolver a percepção e domínio dos códigos que envolvem a linguagem musical, incentivar também a composição de pequenas estruturas musicais;

Proporcionar conhecimento de conceitos e características de períodos da História da Música, seus compositores e suas composições, respectivamente;

Promover a técnica (leitura melódica, rítmica, harmônica, etc.) bem como a interpretação (estilo, época, articulações, fraseados, etc.);

Estabelecer e explorar a qualidade e variedade dos ritmos e melodias individuais em pequenos e grandes grupos;

Ampliar a capacidade de observar, perceber, analisar, refletir, criar, agir, participar teoricamente com o som em relação ao meio como membro de uma comunidade.

Desenvolver a prática da música em conjunto.

Construir repertório dos mais variados períodos históricos e suas técnicas específicas de interpretação.

Incentivar a participação em eventos didáticos e externos.


DANÇA:

Despertar o interesse pela arte da Dança;

Proporcionar o conhecimento e a valorização do próprio corpo através da percepção, experimentação e descoberta das diversas possibilidades de movimento do corpo;

Viabilizar a realização de atividades específicas para o desenvolvimento da criatividade, coordenação motora, flexibilidade e correção postural com exercícios de alongamento, força, equilíbrio e lateralidade.

Proporcionar o acesso aos diferentes ritmos musicais através de aulas dinâmicas, coreografias e apresentações culturais.

Valorizar a bagagem cultural dos alunos e ampliar a capacidade de expressar formas corporais e movimentos a partir de informações, estimulações e experimentações da relação do corpo no espaço temporal, ritmo temporal e na dinâmica;

Perceber a necessidade de capacitar o corpo a manifestar-se formal e funcionalmente através das habilidades técnicas específicas;

Proporcionar dinâmicas educativas de integração entre os alunos, professor e comunidade;

Ampliar a capacidade de observar, perceber, analisar, refletir, criar, agir, participar com o corpo em relação ao meio como membro de uma comunidade;

Perceber o corpo como veículo de manifestação do movimento e expressão como Arte e como Educação;

Compreender as relações que são estabelecidas entre corpo, dança e sociedade;

Incentivar a participação em eventos didáticos e apresentações artístico-culturais;

Oportunizar o acesso, conhecimento e reconhecimento das diferentes linguagens artísticas;


TEATRO:

Desenvolver o teatro como ferramenta de comunicação;

Promover pensar crítico através da observação e experimentação de técnicas e improvisações no corpo;

Desenvolver a capacidade de pesquisa e criação;

Incentivar o conhecimento da linguagem teatral, suas especificidades e seus desdobramentos;

Tornar conhecidos os elementos da linguagem teatral e a história do teatro, bem como questões sobre dramaturgia, linguagem cênica na concepção da encenação e da criação do espetáculo teatral;

Desenvolver a formação física e psíquica dos alunos a partir das potencialidades criativas, atingindo o domínio da técnica, da sensibilidade e da expressividade artística;

Possibilitar o conhecimento prático aliado à formação teórica, proporcionando uma visão do fenômeno teatral como forma de conhecimento crítico da realidade e de uma atuação artística transformadora através de aulas práticas, teóricas e apresentações.

Incentivar a participação em eventos didáticos e externos.



Regimento Programa Arte Cidadã:

Secretaria de Cultura

SECUL - Secretaria de Cultura (Administrativo)
R: Assis Brasil, 20D – Centro
CEP: 89801-222 Chapecó, SC

Desenvolvido por BRSIS