Orquestra Sinfônica e Coro de Chapecó


A Orquestra Sinfônica e Coro de Chapecó iniciou suas atividades em 2009, contando com apoio inicial da Prefeitura Municipal de Chapecó, através da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural de Chapecó, Escola de Artes de Chapecó e o Conservatório de Música do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó.

Atualmente, a orquestra é gerida pela Associação Amigos da Orquestra Sinfônica de Chapecó (AAOSC), mantida pela Prefeitura Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Cultura.

O projeto da Orquestra prevê a formação de músicos através do estudo de um instrumento musical, de teoria musical e/ou do canto coral. O atendimento aos alunos permite a renovação e a manutenção permanente do grupo orquestral e o seu aperfeiçoamento. A formação dos músicos é continuada e realizada de forma coletiva nas quais os músicos/estudantes são integrados, levando-se em conta o seu conhecimento prévio em música, formando turmas de nível iniciante, básico, intermediário e avançado.

O compromisso social mais significativo deste projeto é que ele possa ser espaço de inserção da Arte na vida do ser humano, dando-lhe a possibilidade de atingir outras dimensões de si mesmo e de ampliar e aprofundar seus modos de relação consigo mesmo e com o mundo, independentemente de sua condição social.

O Programa Arte Cidadã, no qual a Orquestra está inserida, é uma proposta de trabalho itinerante que visa democratizar na comunidade chapecoense o acesso aos bens culturais e ao saber. Ofertado desde 2005, o projeto busca atender uma demanda social no intuito de proporcionar a formação integral do sujeito. Os alunos podem ingressar nos cursos a partir do 08 anos de idade, não havendo restrição de idade final. Os cursos abrangem diferentes linguagens artísticas, como a música (violão, cordas, sopros, percussão sinfônica, coro da orquestra, teoria musical) o teatro, a dança (balé e jazz). Cada uma delas proporciona, gratuitamente, um tipo de experiência cultural e desperta a possibilidade de formação humanística e profissional. O programa conta com mais de 15 profissionais, os quais atendem em torno de 1000 alunos por ano, dos quais em torno de metade são crianças e ou adolescentes, em muitas comunidades chapecoenses.

Entende-se que a música e o seu ensino acontecem no contexto TEMPO e ESPAÇO, por isso o incentivo à participação de novos integrantes às classes de ensino e, posteriormente à orquestra, é busca constante. Seja pela divulgação do trabalho através de inserções em eventos municipais, intermunicipais e interestaduais, como pela formação de músicos em espaços mantidos pelo município de Chapecó que atendem crianças e adolescentes em situação de risco como, por exemplo: “CEU das Artes”, no Bairro Efapi, “Programa Verde Vida”, no bairro São Pedro, no Bairro Passo dos Fortes e no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, bairro Centro.

A Secretaria de Cultura conta com 08 colaboradores para a orquestra e coro : 2 regentes e 5 instrutores entre cordas, sopros, percussão, teoria musical e preparação vocal (todos contratados pela Prefeitura de Chapecó, alguns em regime de processo seletivo e outros efetivos).

A orquestra reúne em torno de 30 instrumentistas e o coro da orquestra em torno de 60 componentes.

A Diretoria da Associação Amigos da Orquestra possui Presidente e vice-Presidente; 1º Secretário, 2º Secretário; 1ª Tesoureira e 2ª Tesoureiro.

Os reparos e manutenção de instrumentos e estruturas físicas de aulas/ensaios/cursos são fundamentais para a continuidade do Projeto, pois quanto mais instrumentos estiverem regulados para uso, maior será o público que poderemos atender. Portanto, a aquisição de mais instrumentos é, também, o caminho para acolhermos mais instrumentistas.

Membros da AAOSC:

Presidente (Neyla Caramori)

Vice Presidente (Lisiane Casarin)

Secretarias (Grasieli Bernardi e Emanoélli Capello)

Tesoureiros (Marinez Borsoi e Paulo Tibério Garcez)




Regente da Orquestra Sinfônica de Chapecó:

Gustavo Pereira Malfatti


Regente do Coro da Orquestra Sinfônica de Chapecó:

Jakson Ronaldo Kreuz



Instrutores:


Violino:

Marcelo Onetta e Aline Santana

Viola de Arco:

Karyni Da Vila

Violoncelo:

Cinthia Fernandes

Sopros:

Adriano Michelon

Percussão:

João Amilton Corvalão

Técnica Vocal:

Eduardo Trieveiler

Teoria Musical:

Taine Schettert

Piano Correpetidor:

Daniel Stringine

Secretaria de Cultura

SECUL - Secretaria de Cultura (Administrativo)
R: Assis Brasil, 20D – Centro
CEP: 89801-222 Chapecó, SC

Desenvolvido por BRSIS