Cinema na Biblioteca: Arte Chapecoense na Tela


Início: 09 de setembro, quinta-feira, 19:00

A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella promoverá sessões de cinema com filmes chapecoenses.

No dia 09 de setembro será exibida a produção “No Quintal de Rosalina”.

Aas sessão é gratuita, e acontece às 19h, na sede da Biblioteca. As vagas serão limitadas, para participar será necessário reservar lugar através do WhatsApp (49) 999 018 058.

A iniciativa é parte de projeto contemplado pelo espaço no Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura 2020, edital do Governo do Estado de Santa Catarina realizado através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O projeto previa a revitalização do jardim interno da Biblioteca com instalação de jardim vertical, compra de novos computadores para pesquisa e uso da comunidade, além da aquisição de equipamento completo de projeção, com tela, notebook e projetor.

Segundo Caroline Miotto, coordenadora da Biblioteca, o projeto teve como objetivo revitalizar o espaço e proporcionar um ambiente mais acolhedor e confortável aos usuários que utilizam as dependências da Biblioteca para pesquisas, estudos, reuniões, entre outras atividades. “A comunidade sempre ocupou o espaço da Biblioteca e com essas melhorias acreditamos que podemos fomentar e diversificar o uso do ambiente”, completou.

As sessões de cinema, que contam com a curadoria da Associação de Cinema e Vídeo de Chapecó e Região - Cinelo, tem como objetivo apresentar parte deste equipamento à comunidade chapecoense e mostrar as diferentes alternativas de uso da Biblioteca Pública, integrando a literatura com diferentes linguagens artísticas e efetivando um espaço de fruição da arte e da cultura de Chapecó. Duas sessões já foram realizadas, no dia 3 de agosto, com crianças que participam das aulas de xadrez oferecidas na Biblioteca.

O Filme

“No Quintal de Rosalina” é uma produção Motirõ Filmes, lançado em 2021. Sinopse: Por meio de encontros afetivos, conhecemos a trajetória política e social de Rosalina, nos aproximamos de sua militância no Movimento de Mulheres Camponesas, das tradições caboclas, dos ideais da agricultura familiar e da cura realizada através do cultivo de plantas medicinais. Rosalina segue regando o mundo com seu conhecimento ancestral, o maior legado que podemos herdar de uma "bruxa do bem", como ela mesma diz.

Fundação Cultural de Chapecó e Prefeitura de Chapecó

Fundação Cultural de Chapecó (Administrativo)
Rua Assis Brasil, 20D - Centro,
Chapecó/SC - CEP: 89801-222

Desenvolvido por BRSIS