A semana foi de competições, cursos e troca de experiências no Dança Chapecó – Festival Sul Brasileiro de Dança. Entre os dias 11 a 14 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, cerca de 1.200 bailarinos participaram desta 12ª edição do Festival.
Ao todo foram apresentadas aproximadamente 300 coreografias, na Mostra Competitiva e no Palco Aberto, de 50 grupos de dança vindos de 30 municípios do Sul do País. Além disso, cursos de profissionalização em de Afro Jazz, Composição Coreográfica, Dança Contemporânea, Ballet Clássico, Danças Populares Brasileiras, Danças Urbanas e Jazz, em diferentes níveis foram desenvolvidas.
De acordo com os organizadores do evento, durante quatro dias, cerca de 4.800 pessoas circularam pelo espaço e cerca de 4 mil pessoas assistiram a Mostra Competitiva, nos quatro noites que marcaram a Festival.
De acordo com a coordenadora geral do festival, Emanoélli Capello, ele foi um grande sucesso. “Essa edição do Dança Chapecó superou todas as expectativas, tanto de público, de bailarinos participantes, de coreografias, de premiações, de valor dos prêmios e principalmente na qualidade técnica dos trabalhos e pesquisas que subiram ao palco do Festival”, avalia.
Para Eloísa Salvador, premiada como melhor bailarina do Dança Chapecó, é uma honra receber esse prêmio em meio a tantos bons profissionais da dança. “Eu participo do Dança Chapecó há cinco anos e essa com certeza foi uma experiência incrível”, conta. Além de Elóisa, o Festival premiou melhor bailarino, bailarino destaque, melhor coreografia, melhor grupo e ainda premiou o vencedor da 1ª Batalha Hip Hop All Style da história do Festival.
Conheça os premiados do 12º Dança Chapecó: